Revista elege a praia mais bonita do mundo no Brasil

Da Redação
Por -
Além de ser a mais bonita do mundo, ela exige um 'espírito aventureiro' de quem quer conhece-la: a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita pelo site TripAdvisor.

Para conhecer a praia mais bonita do mundo – segundo pesquisa do site de viagens TripAdvisor – não basta chegar a Fernando de Noronha. É preciso disposição e resistência física para percorrer a pé uma trilha de 320 metros, descer dois lances de escadas de metal fixadas dentro de uma fenda rochosa e encarar vários lances de uma escadaria natural. A Baía do Sancho fica 50 metros abaixo do seu ponto de acesso por terra mas, para os menos dispostos, um passeio de barco resolve o problema.

A pesquisa do TripAdvisor, respondida por viajantes do mundo todo, teve três praias brasileiras escolhidas entre as mais bonitas do planeta: além do Sancho, a Praia dos Carneiros, em Tamandaré, e a de Lopes Mendes, na Ilha Grande (RJ), integram a lista. Um total de 322 praias foram citadas.

Situado a 545 km do Recife, no Oceano Atlântico, o arquipélago de Fernando de Noronha tem cerca de 17 km² de extensão e é distrito de Pernambuco desde 1988. A rota tradicional dos barcos que fazem passeios com turistas – são seis ilhas maiores e 14 rochedos – conta com uma parada tradicional para banho de mar justamente na Baía do Sancho. Quem a visita percebe que a água é tão clara que dá a impressão de ser raso -- e muitos acham que vão tocar facilmente o pé no chão. A transparência engana: poucos são os que conseguem tocar na areia do fundo do mar, uma vez que a profundidade média é de 6m.

A água do mar é transparente durante o ano todo.

A Baía do Sancho é uma das praias do Parque Nacional Marinho e, por isso, tem acesso restrito.


Baía do Sancho vista do mirante que dá acesso à praia.