Dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Da Redação
Por -
Todo aventureiro de primeira viagem certamente vai encontrar a necessidade ou a vontade de acampar, seja por gosto e curiosidade ou falta de recursos para pagar hotéis ou afins. 
Seja qual for o motivo -- nem que seja um acampamento escolar -- você deve tomar alguns cuidados para que essa experiência seja incrível e não desastrosa. 
Confira algumas dicas que te ajudarão no seu primeiro camping, seja ele na praia, cachoeira ou qualquer outro lugar na natureza.

1) Teste a sua barraca em casa
O erro mais comum cometido por quem nunca acampou é chegar no camping e não saber o que fazer com aquele monte de varetas, lonas e estacas. E se você nunca montou uma barraca e não tem nenhum manual com seu equipamento, essa dica é indispensável.


Existem diversos tipos modelos de barraca e cada um segue determinada lógica. Alguns pedem que as estacas sejam presas no chão para armar o equipamento. Neste caso, você não vai conseguir realmente montá-la, mas já terá uma ideia de como fazer.

Testar seu equipamento antes de sair de casa também é essencial, uma vez que, já que somos 'marinheiros de primeira viagem', muitas vezes pegamos a barraca emprestada de um conhecido e ela pode estar com algum defeito e, no meio da natureza, você vai passar alguns perrengues se isso acontecer. Materiais novos também podem vir com problemas de fabricação ou de transporte, por isso teste tudo antes de sair de casa.

+ Veja também: Qual a melhor barraca de camping para se comprar

2) Escolha bem o terreno
Se o terreno for muito acidentado, busque um ponto mais alto, onde a água não vá empoçar se chover demais. Importante que seja um lugar plano, para que você não durma bem.

Também é legal analisar é posição do sol, garantindo que sua barraca fique na sombra pela manhã, se estiver calor, ou no sol, em destinos mais úmidos. E caso queira amarrar uma lona, certifique-se que tenham árvores, colunas ou pilastras perto.


Evite dormir muito próximo às margens de rios ou cachoeiras se o tempo estiver instável, pois podem encher rapidamente e você ser pego de surpresa, na noite, por uma tromba d’água. Se o camping for selvagem, por questões de segurança, não durma perto de trilhas ou estradas.

3) Roupas adequadas
O maior sufoco que eu já passei num acampamento foi por causa de um erro comum para quem acampa -- e olha que nem era o meu primeiro camping: roupas inadequadas. Leve roupas quentes e roupas extras, de preferência em sacos de lixo ou algo que as proteja de intemperes como chuvas fortes. Uma vez eu levei somente roupas curtas para acampar na praia, choveu, me molhei e me lasquei! passei frio a noite toda. Tome cuidado!

4) Leve cordas e estacas extras
Se você clicar aqui vai ver uma lista completa do que levar num camping na praia, mas que se aplica à outras regiões da natureza. Uma dica importante é levar estacas e cordas a mais, bem como extensões, isqueiros e produtos de higiene e primeiros socorros. Confira a lista completa clicando aqui.

Veja também: O que é preciso para entrar na Argentina?

5) Cuidado com as fogueiras
Em muitos parques nacionais a prática de fogueiras é extremamente proibida para que se evite incêndios e danos ambientais. Se for o caso de precisar fazer uma, crie uma barreira com pedras para que o fogo não tenha como se espalhar. Em hipótese alguma abandone o local sem apagá-la. Também não é recomendável ir dormir e deixar a fogueira queimando, pois, além de ser perigoso para você, pode também ser perigoso para a floresta, uma vez que dormindo (muitas vezes depois de ingerir bebidas alcoólicas) você não tem controle do que acontece do lado de fora de sua barraca.

6) Cuidados com insetos
Tenha sempre um mosquiteiro e mantenha-o fechado, pois, depois que eles entrarem em sua barraca, vai ser difícil conviver com eles. Lembre-se de levar repelente e antialérgicos. 

+ Veja também: O que levar em um camping na praia

7) Armazene alimentos da forma correta
Lembre-se que você está na natureza e as formigas e outros insetos não vão 'perdoar' quando sentirem o cheiro daquela comida fresquinha; elas vão atacar! Leve tudo em potes com rosca ou que fiquem bem lacrados, assim você evita ser 'roubado' e/ou pegar alguma doença.

 Lembre-se também de não descartar lixo na natureza. A única coisa que você deve deixar são rastros e a única coisa que você deve levar são fotografias!

👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook