Como economizar dinheiro no dia a dia para fazer aquela viagem tão sonhada?

Da Redação
Por -
10 dicas para você mudar um pouco a sua rotina e fazer, finalmente, aquela viagem para Disney, Europa, para a praia, cachoeira, enfim, fazer a viagem dos seus sonhos mesmo ganhando pouco. 

É como dizem por aí: viajar não custa caro, o que custa caro é um combo de bebidas na balada. E se você é daqueles que fica adiando uma viagem por falta de dinheiro, mas está todo fim de semana ‘ostentando’ uísque nas festas, essa já é uma coisa para repensar.

Chegam as férias, acabam as férias e você não consegue sair de casa porque não sobra dinheiro? não vai à praia, não vai para o país que você quer porque os boletos são maiores que você? já pensou em cortar alguns gastos desnecessários e pôr em prática a experiência que você tanto deseja? Então essas dicas são para você.

Lembrando que o que é supérfluo para uns, podem não ser para outros. Use essas dicas para refletir no que vale à pena cortar ou não no seu dia a dia.

1) Venda parte de suas férias

Ficar 30 dias em casa ou “perder” 10 dias pra viajar um pouco? Como no mês das férias já há um adicional de 1/3 nos vencimentos, você aproveita para dobrar esse bônus e guardar no cofrinho da viagem. Você não tem um cofrinho da viagem?

2) Tenha um cofrinho da viagem

Sem planejamento financeiro a viagem não sai do papel. Tenha um lugar para guardar dinheiro para a sua sonhada viagem. Deposite mensalmente uma quantia e também as moedinhas que sobrarem. Quando você for ver, terá mais que o suficiente.
Eu uso um vidro desses de conservas com um furo na tampa. Ah, a tampa está colada com supercola pra eu não abrir. Só abre quebrando.

3) Desapegue

Aquele videogame que você usa duas vezes por ano, aquele tênis que você finge que gostou e nunca usa, aquela roupa empoeirada, aquele celular que você às vezes usa como despertador só para dizer que ainda usa... aposto que só de bugiganga você tem uns mil reais parados aí. Venda e manda para o cofrinho da viagem!



4) Coma em casa

Comer fora é bom, mas hoje em dia está tudo muito caro. Um sanduíche, por exemplo, está custando vinte reais na rua. Com esse valor, se você for uma pessoa comum, você come por vários dias em sua casa. Sem contar as bebidas. Já notou que uma lata de refrigerante na rua custa o equivalente a uma embalagem de 2 litros no supermercado? É para refletir, né?!

5) Academia

Você realmente precisa de academia? É um valor bem alto que você gasta para manter a saúde em dia, mas se você não tem preguiça e se planejar direitinho, você consegue queimar as suas calorias em um parque perto da sua casa ou até mesmo naqueles equipamentos que você encontra em praças públicas. Mais uma vez: isso vai do que é prioridade para você.

6) Para de fumar

Acho que isso nem deveria constar na lista. Além de saúde, pelo tanto que eu conheço os fumantes, isso é um gasto exorbitante para acelerar a própria morte. Quanto você gasta por mês com cigarros? Aposto que é no mínimo R$ 475 reais. Estou errado?!

7) Salão de beleza

E se você deixasse a vaidade um pouco de lado e fosse menos vezes por mês no salão? Você já é linda, agora precisa ser ‘viajada’. 

8) Tv a cabo/ Netflix

Você realmente precisa disso? Quantos canais você assiste do seu pacote de TV a cabo? Quantos filmes e séries você assiste na Netflix? Se sua resposta foi dois ou menos, é de se considerar em cortar este gasto. Mais uma vez: qual é a sua prioridade? 

+ Veja também: O que todo mochileiro de primeira viagem precisa saber

9) Internet

É óbvio que você não vai cancelar a sua internet, afinal, você não poderia ler nosso blog e isso seria ruim para mim. Brincadeirinha. Mas, você precisa de uma conexão de 100mb/s, sendo que você usa dois celulares e um computador? Acho que não, hein. Dependendo do seu uso, um plano de 10mb/s já é mais que o suficiente. 

10) Carro

Vender o carro não é uma opção, mas você pode utiliza-lo com menos frequência e unir o útil com o (não tão) agradável: faz exercícios indo aos lugares a pé ou de bike, economizando na gasolina e na academia.

Extra: Faça um mochilão. Veja aqui algumas dicas


Use essas dicas para pensar no que você gasta desnecessariamente em seu dia a dia e use esse dinheiro para fazer aquela viagem que você tanto sonha. Colecione momentos e não apenas coisas. Experiências duram para sempre!