Qual a melhor barraca de camping para se comprar?

Da Redação
Por -
Ir para um acampamento, seja nas férias ou mesmo fora de temporada é muito bom, especialmente quando você vai para um lugar bonito, como em uma praia ou cachoeira em meio à muita natureza. 

O que muita gente que vai iniciar a vida de barraqueiro fica em dúvida é em relação a que barraca escolher, já que existem inúmeras marcas, modelos e preços por aí, e instintivamente logo pensamos que mais barata é a pior e mais cara é a melhor, mas saiba que pode não ser bem assim. 

Primeiramente antes de comprar uma barraca você precisa saber: para que tipo de acampamento você vai? Seco, chuvoso ou frio? Após conhecer um pouco do clima da região que você pretende acampar, você encontrará basicamente três opções de barracas para escolher:


Modelo iglu
Esse é o modelo mais comum que existe e também o mais barato. Você consegue encontra-la à venda até mesmo em supermercados. E não se engane: ela é muito boa sim, mas o que você precisa saber é que ela foi construída exclusivamente para climas secos, ou seja, sem chuva. O tecido dela não é impermeável, podendo até mesmo um orvalho penetrar e te molhar lá dentro; isso vale para o chão desta barraca, que é feito de uma espécie de saco que é, por sua vez, de uma qualidade muito ruim. Resumindo: se chover você vai se molhar todo.



Prós: É barata, fácil de montar e muito leve para carrega-la.

Modelos com sobre teto
Digamos que é um modelo intermediário. Ela vem com uma capa feita de um material impermeável para se usar por cima da barraca. Esse material aguenta até mil e quinhentos milímetros de chuva. O lado ruim é que essas barracas ainda vêm com aqueles fundos trançados que não são muito bons para evitar a entrada da água.


Pros: Leve, fácil de montar e não entra água por cima.

Modelos Azteq
Esses modelos têm um sobre teto que aguenta até três mil milímetros de chuva, sendo o dobro da capacidade da barraca intermediária. O fundo dela não é de saco, mas sim de um material pensado para climas chuvosos ou com muita umidade, suportando até seis mil milímetros de água –aguenta até uma enxurrada. Ela é construída com costuras duplas e vem com um zíper de alta qualidade. O seus specs (os ganchos que servem para firmar a barraca no chão) são leves e ao mesmo tempo resistentes, bem como as suas varetas que são bem resistentes. Esse modelo também é muito leve para se carregar, pesando pouco mais de um quilo quando enrolada.


Contras: Pouco espaço. Elas suportam até duas pessoas desde que você não tenha muito equipamento que precise ser guardado no interior dela.


Finalizando
Vale lembrar que os modelos sempre colocam na embalagem a capacidade maior do que ela realmente comporta, então, se na embalagem diz que comporta até três pessoas, pense que, na prática, duas vão dormir confortavelmente.

Se você é do tipo de mochileiro que está começando, não tem muito dinheiro para investir, você pode comprar uma barraca simples ou intermediária e incrementa-la com algumas coisas: no que diz respeito ao chão das barracas que não são muito bons contra água, compre uma lona daquelas pretas e coloque por dentro dela (e não por fora, pois isso faria acumular ainda mais água); e para evitar a entrada de chuva pelo teto, você pode comprar uma lona de caminhão –daquelas laranjadas– que já vem com furinhos e estender por cima da sua barraca. Basta fabricar alguns specs a mais para firma-la e também para substituir os que vêm na embalagem da barraca, uma vez que eles não são muito bons.

O que vale mesmo é se divertir e aprender com os erros. Aos poucos você vai melhorando e adquirindo novos equipamentos e experiências. O importante é você parar de dar desculpas e cair no mundo, nem que seja para sofrer um pouquinho! Depois volte aqui e nos conte as suas experiências.