Conheça as 7 maravilhas do mundo moderno

Da Redação
Por -
Não é só a natureza que faz obras incríveis. O homem, quando quer, também faz coisas impressionantes. Pensando nisso, em 2000, foram anunciadas As Novas Sete Maravilhas do Mundo, onde encontramos monumentos feitos pelo homem que se destacam por sua grandiosidade e beleza, entre outros aspectos.

Inicialmente a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público através da internet. Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.


Veja abaixo a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno:

1. Coliseu de Roma

Esta é uma das maiores construções do Império Romano, que foi construído aproximadamente em 70 d.C., a pedido do Imperador Vespasiano e concluído durante o governo de seu filho Tito. Ele foi palco de sangrentas batalhas entre gladiadores e animais ferozes.


2. Chichén Itzá

Este é o nome de uma cidade arqueológica na cidade de Tinun, na província mexicana de Yucatã, considerada a capital da civilização Maia entre 250 d.C. e 900 d.C.. O nome é frequentemente confundido com a Pirâmide de Kukulkan ou El Castillo, que é o ponto mais conhecido do local e o vestígio arqueológico mais importante da civilização Maia.


3. Machu Picchu

Popularmente conhecida como a“cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu está no topo de uma montanha na Cordilheira dos Andes a mais de 2400 metros acima do nível do mar, no vale do Urubamba, atual Peru.


4. Cristo Redentor

Localizado na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Além de ser uma das Sete Maravilhas Modernas, o Cristo Redentor é um dos maiores símbolos do Brasil e maior ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro, recebendo cerca de dois milhões de visitantes ao ano.


5. Grande Muralha da China


Esta mega construção foi feita com o intuito de proteger o império chinês, sendo iniciado em 220 a.C. a mando do imperador chinês Qin Shihuang, da dinastia Qin, com início da província de Gansu e termino do Golfo de Bohai.
Com mais de vinte mil quilômetros de comprimento, a muralha atravessa vales e montanhas ao longo de onze províncias, com partes que chegam a oito metros de altura e quatro metros de largura.


6. Ruínas de Petra

Situada ao sul da Jordânia (região do Mar Morto), no Oriente Médio, as Ruínas de Petra compreendem um conjunto arqueológico que conta com várias construções arquitetônicas escavadas na rocha, possivelmente fundada em 312 a.C. 


As ruínas também são conhecidas como Cidade Rosa por causa da coloração de suas rochas.


7. Taj Mahal

Esta obra impressionante tem uma história de amor que encanta até mesmo os ‘corações de pedra’. Este monumento é na verdade um mausoléu e foi construído a mando do imperador Shah Jahan para abrigar os restos mortais de sua esposa Aryumand Banu Begam, conhecida por Mumtaz Mahal, falecida durante o parto do seu 14º filho.


Está localizado na cidade de Agra, na Índia. Foi erguido entre os anos de 1630 e 1652; e foi construído em mármore branco, sendo sua estrutura repleta de pedras preciosas e inscrições retiradas do Alcorão.

(Informações de Infoescola.com).