Os melhores motivos para conhecer o Sul do Brasil

Da Redação
Por -


Cada região do Brasil tem suas características únicas que a diferencia das outras, seja por praias paradisíacas, florestas, montanhas, cachoeiras e também pela cultura, influência de imigrantes, sotaques e muito mais. Na região Sul não é diferente: com diversas misturas de culturas, natureza, culinária, entre outras coisas, fazem desse lugar um Brasil à parte, diferente de tudo o que você já viu em outras regiões.

Hoje vamos ver curiosidades, pontos turísticos, clima, culinária, influências e muito mais desta que é a região considerada um pedacinho da Europa em nosso querido Brasil.

Começando com algumas curiosidades:


- A região sul é altamente influenciada pela cultura europeia, devido aos imigrantes eslavos (ucranianos, tchecos, russos, eslovacos, macedônios e muitos outros), italianos e alemães, por volta de 1824.
- A indústria de vinho do sul representa 85% da produção nacional
- A região tem o maior IDH do Brasil
- Maior PIB do país
- As Cataratas do Iguaçu, na divisa com a Argentina, em Foz do Iguaçu, é uma das Sete Maravilhas do Mundo
- É a região que registra as menores temperaturas do país, tendo ocorrência de neve nos três estados que compõe o Sul 
- O maior Oktoberfest do Brasil — festa do chopp herdada dos alemães — fica em Santa Catarina, precisamente em Blumenau
- Região com o menor número de analfabetismo e de mortalidade infantil
- Maior expectativa de vida quando comparada com outras regiões
- Menor extensão territorial
- Já foi o maior produtor de café do mundo
- Faz fronteira com Uruguai, Argentina e Paraguai, além dos estados brasileiros de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul
- A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região

Clima

A região sul é a única parte do país que se localiza quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), tornando o clima dos três estados conhecido como subtropical, tendo temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do país. Contudo, o Sul também é marcado pelo que é chamado de amplitude térmica elevada, ou seja, as temperaturas podem variar muito, especialmente no verão, mudando mais de 10 graus em um único dia.

 

Qualidade de vida

Dentre as 50 cidades do Brasil com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo a ONU, 12 delas estão na região Sul, sendo elas:
Florianópolis (SC), Joaçaba (SC), Curitiba (PR), Joinville (SC), São José (SC), Blumenau (SC), Rio Fortuna (SC), Porto Alegre (RS), Jaraguá do Sul (SC), Rio do Sul (SC), São Miguel do Oeste (SC), Concórdia (SC).
Já a lista das 20 cidades grandes e médias mais seguras do país segundo o IPEA, 4 estão no Sul, sendo elas Brusque (SC), Jaraguá do Sul (SC), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), sendo as duas últimas capitais.

Turismo no Sul - Paraná

Devido a fama de ser uma região que não ultrapassa a temperatura média de 20ºC, normalmente os turistas vão em busca de frio, neve, geada e paisagens que lembram um pouco a Europa. Porém, as estações do ano nesta região são bem definidas, podendo o turista desatento enfrentar calor alto no verão, aproveitando assim as praias do litoral Sul do país.

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)
Um ótimo destino para se visitar no verão e aproveitar tudo o que essa maravilha oferece por lá, inclusive se molhar. Com ótima estrutura para receber os turistas tanto no inverno quanto no verão, em qualquer época você vai se surpreender com esse espetáculo que é único no mundo. Clique aqui e veja mais.


Londrina (PR)
Assim como na capital, Londrina também conta com um parque Jardim Botânico que é referência para turistas e pesquisadores. A cidade tem também uma variedade enorme de praças e parques, além de uma vida noturna agitada para quem busca diversão.

Ilha do Mel, litoral do Paraná
A Ilha do Mel é um pedacinho de paraíso no litoral do Paraná. Como o próprio nome já diz, lá tem muito mel o lugar é uma ilha onde o turismo é controlado. Por lá existem pouquíssimas construções e nenhum veículo motorizado. Além de trilhas e praias sossegadas, a Ilha do Mel conta com um forte que era utilizado para a defesa do país a partir da metade de 1700.
Uma das melhores cidades do Sul do Brasil, tanto para viver, quando para ‘turistar’.
Curitiba é recheada de parques, praças, monumentos, museus, construções históricas, bares, restaurantes de todos os tipos e muitas outras coisas, você pode aproveitar tudo utilizando a Linha Turismo que permite você conhecer a maioria dos pontos turísticos da cidade com uma única passagem!


Canyon Guartelá, em Tibagi (PR)
Localizado no Parque Estadual do Guartelá, o Canyon é o sexto mais extenso do mundo. Suas belezas e aventuras atraem turistas em busca de belas paisagens e também campistas inspirados em acordar com uma vista única que aquele lugar oferece.

Vila Velha e Buraco do Padre, em Ponta Grossa (PR)
Vila Velha é um parque arqueológico com formações rochosas que datam de aproximadamente 300 milhões de anos. Estas formações foram esculpidas ao longo de milhões de anos, formando diversas figuras que se transformaram em um dos atrativos turísticos mais importantes do estado do Paraná.
Já o Buraco do Padre é uma caverna subterrânea (furna), que forma uma espécie de anfiteatro a céu aberto. Dentro dela é possível se impressionar com uma bela cachoeira — um espetáculo de beleza sem igual.


Prudentópolis (PR)
Se você gosta de cachoeiras, Prudentópolis é o lugar certo para você.
Com mais de cem cachoeiras, a pequena cidade se destaca entre os turistas que buscam aventura. A maior cachoeira do Sul do Brasil encontra-se lá, na divisa com Guarapuava, o Salto São Francisco, com quase 200 metros de altura.
Prudentópolis também é uma das cidades mais influenciadas pela cultura ucraniana, desde o sotaque, estilo de vida e principalmente na culinária.

Turismo no Sul – Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina tem uma grande variedade de praias incríveis, muito buscadas pelos turistas e também outras opções de lazer, como parques, serras e muito mais!

Balneário Camboriú
Um dos lugares mais procurados pelos turistas que buscam praias e, ao mesmo tempo, agitação. A cidade é coladinha nas praias.
Com prédios enormes em seu entorno, Balneário é conhecida como a Dubai Brasileira devido ao poder aquisitivo de seus moradores e também pela altura dos arranha-céus.
A vida noturna por lá é completa com os inúmeros bares nas avenidas próximas ao mar.


Serra do Rio do Rastro
Localizada no sul do estado de Santa Catarina, a serra é cortada por uma rodovia de características únicas em nosso país. Com 284 curvas, algumas em 180º, a descida da SC-438 entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, tem aproximadamente 23 quilômetros de muita adrenalina e belas paisagens em meio a vegetação e, ocasionalmente, neve.


Blumenau
Com tradições alemãs, Blumenau concentra a maior parte de suas festas culturais na Vila Germânica. E quando a gente fala de cultura alemã, logo lembra de cerveja, e isso é o que não falta por lá. Além disso, você pode conhecer os museus e toda a cultura que a cidade preserva com muito carinho.

+Veja também: 13 destinos favoritos dos brasileiros

Beto Carrero World
O maior parque multitemático da América Latina e um dos maiores do mundo pode ser encontrado em Penha, litoral norte de Santa Catarina.
Com inúmeras atrações radicais e apresentações artísticas, o parque é algo único no Brasil — só visitando para saber como é a sensação.


Florianópolis, capital do estado
Localizada em sua maior parte em uma ilha, conectada ao continente por três pontes imponentes, Florianópolis conta com uma grande diversidade de opções turísticas, onde se destacam as praias, ilhas, pontes, fortalezas e a cultura da cidade como um todo.
Outros destinos que se destacam no estado são as praias de Canto Grande, em Bombinhas, a cidade histórica de São Francisco do Sul e Joinville.

Turismo no Sul – Rio Grande do Sul

Com opções únicas de vinhos, chocolates e paisagens incríveis no inverno, o estado do Rio Grande do Sul é perfeito para quem busca opções principalmente relacionadas ao frio.

Vale dos Vinhedos (RS)
Receptivo o ano todo, o Vale dos Vinhedos está localizado na Serra Gaúcha e conta com inúmeros restaurantes e hotéis aos seus arredores, muitos deles junto aos parreirais, bem como pousadas que pertencem às vinícolas. As paisagens de lá são comparadas com Toscana, na Itália.


Cambará do Sul (RS)
Terra dos cânions e temperaturas negativas, essa é Cambará do Sul. Além disso, diversas opções para se aquecer em hotéis, pousadas e restaurantes estão disponíveis para o visitante que gosta mesmo de frios extremos, pois no forte do inverno, a sensação térmica por lá pode passar dos -10ºC.
Já os cânions, com destaque para os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, passam dos mil metros de altura e impressionam qualquer pessoa.
Canela (RS)
Com belos parques, praças e cultura, Canela preserva as tradições da Serra Gaúcha e é uma opção imperdível para quem passa por lá. O destaque é a Catedral de Pedra de Canela, que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e foi construída em 1953. Já a paróquia existe desde 1937.

Gramado (RS)
Com construções em estilo europeu e inverno com as mesmas características do continente que deixou a sua herança por lá, Gramado é rico em cultura e gastronomia, com destaque para as fábricas de chocolates que são mundialmente famosas.


Festas típicas da região Sul do Brasil


Festa do Carneiro no Buraco
Festa típica de Campo Mourão, no Paraná, a festa típica do Carneiro no Buraco iniciou-se em 1990, mas foi criada em 1960 pelos pioneiros que assavam a carne dentro de um buraco com brasas.

Festa do Porco no Rolete
Tradicional de Toledo, no Paraná, o porco no rolete é uma comemoração onde o prato principal é um porco recheado assado na brasa espetado em rolete de madeira. Todos os anos a festa reúne milhares de pessoas.

Oktoberfest
Inspirada na festa da cerveja alemã de mesmo nome, é uma das festas mais conhecidas do Brasil, onde as maiores se encontram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, recebendo mais de 10 milhões de pessoas cada uma.


Natal Luz
Sendo este o maior evento natalino do mundo, o Natal Luz é realizado todos os anos em Gramado (RS). Com diversas atrações artísticas, como corais, danças, músicas, cantores líricos, fogos de artifício e a “Fábrica de Natal”, o evento recebe aproximadamente 2 milhões de turistas por ano.
Festas de igreja
Uma tradição forte dos estados do Sul do país são as festas realizadas nas igrejas católicas, que vão desde festas juninas, festa da uva, festas de carne assada, festa do quentão e do pinhão e tantas outras que mantem viva a cultura herdada através de gerações.



O Sul do nosso Brasil tem muita coisa para aproveitar. Todas as cidades oferecem opções de turismo, desde as mais pequenas com suas cachoeiras e natureza, até as mais grandes com seus belos parques e museus. A cultura e as tradições também encantam qualquer turista. Basta perguntar para que já veio e ficar na vontade de conhecer os três estados que são frios na temperatura, mas calorosos na recepção!


E você, já conhece algum lugar do Sul do Brasil? Faltou algo na lista? Conta para gente nos comentários! Compartilhe!

👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook
Tags: lugares imperdiveis no sul, cidades mais bonitas do sul, brasil,lugares baratos para viajar, roteiro, uruguai, argentina, cidades, conhecer, inverno, romântica, pacotes de viagem, mais visitados, melhor lugar para morar, maiores, cidades, turisticas,