Manchas de óleo chegam ao Sudeste

Da Redação
Por -


Após quase dois meses e meio após os primeiros registros de óleo serem identificados no litoral Nordeste, algumas manchas chegaram à região sudeste no último dia 07/09.

Segundo o governo federal, “pequenos fragmentos de óleo” chegaram à praia de Guriri, em São Mateus, o segundo município do Espírito Santo a partir da fronteira com a Bahia. (Veja a foto abaixo).


De acordo com o IBAMA, 494 localidades já foram afetados pela presença do óleo nas praias, rios, ilhas e mangues; onde quase 5 mil toneladas de materiais — desde do próprio óleo, bem como de equipamentos contaminados pelo produto — já foram retirados das areias das praias. Com o registro em São Mateus, subiu para dez o número de Estados atingidos pelo poluente, totalizando 111 municípios.

Foto: Marinha.

As origens do óleo cru ainda são incertas. Alguns dias atrás, a Polícia Federal disse ter quase certeza que o material veio de um navio grego que abasteceu na Venezuela, mas até agora não saíram novas informações a respeito do andamento das investigações.