Conheça algumas curiosidades sobre o Mar Morto, a maior depressão absoluta do mundo

Lenon Diego Gauron
Por -
Com águas extremamente salgadas, a 400 metros abaixo do nível do mar, o local atrai turistas do mundo inteiro 

O Mar Morto é um copo d'água extremamente salgada localizado no Oriente Médio, na divisa dos territórios de Israel, Palestina e Jordânia. Veja abaixo algumas curiosidades interessantes sobre o Mar Morto.


O Mar Morto é a maior depressão absoluta do mundo
Suas águas estão localizadas a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos, fazendo como que ele seja o ponto mais baixo da terra

Não é um mar
Foto: Divulgação

Apesar de ser chamado de Mar Morto, o local é um lago salgado, sem nenhum contato com o oceano.

Águas extremamente salgadas
O nível de sal nas águas do Mar Morto encontra-se próximo aos 35%, sendo muito superior à média dos outros mares e oceanos, que costumam ter um grau de salinidade em torno de 5%. Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora-se muito rápido, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.


Por que se chama "Morto"?
Devido a sua alta salinidade, é impossível qualquer tipo de vida prosperar em suas águas

Impossível de afundar
Homem se diverte nas águas do Mar Morto. Foto: Divulgação

O mar morto é conhecido não ser possível afundar. Isso também se dá em função da sua quantidade de sal, o seu corpo d’água é muito denso, muito mais do que o corpo de qualquer ser vivo. 

Rico em minerais
As águas do Mar Morto é rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo, responsáveis, dentre outros benefícios, por desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele, reduzir inchaço, relaxamento muscular e regular o equilíbrio de água do corpo. Por esse motivo, turistas do mundo inteiro buscam o local para tomar banhos a fim de repor os mineiras da pele e do corpo.

Como surgiu
Há cerca de 18 mil anos, a ligação com o mar Mediterrâneo secou e a água salgada, sem ter para onde escoar, ficou depositada em uma enorme bacia. Com o tempo, o lago diminuiu com a evaporação da água e se transformou no mar Morto.

O Mar Morto está diminuindo a cada ano
Foto: divulgação

Apesar de ser um mar fechado, sem contato com o Oceano, o Mar Morto vem sofrendo uma diminuição dos seus níveis de água. Antigamente, a quantidade do volume de água depositado pelo Rio Jordão era praticamente a mesma quantidade de água que evaporava. Entretanto, com a exploração do Jordão – o principal rio de uma região que se caracteriza pela falta d’água –, a quantidade de água depositada tornou-se consideravelmente menor que a quantidade que evapora. Com isso, o mar vem sofrendo gradativamente com a diminuição de seu volume.

Apesar do nome, o Mar Morto não tem conexão direta com o Mar Mediterrâneo, que o mais próximo do local. Imagem: Google Maps


Tags: Mar Morto tem peixe, tem vida, na Bíblia, mapa, sal, no Brasil, curiosidades, importância