As belezas da Fortaleza São José da Ponta Grossa, Florianópolis

Da Redação
Por -
Um nome grande para um lugar imenso em cultura e belezas: em meio às praias, a histórica Fortaleza São José da Ponta Grossa é uma dica de passeio em Florianópolis, Santa Catarina.


Localizada em dos extremos do Norte da ilha de Florianópolis, a Fortaleza São José da Ponta Grossa reserva um belo cenário, com suas antigas muralhas de pedra, em meio à uma bela paisagem a beira mar, entre as praias do Forte e Jurerê Internacional.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por espessas muralhas. A edificação mais significativa é a Casa do Comandante, construção de dois pavimentos que, curiosamente abriga também o Paiol da Pólvora. A Capela dedicada a São José é a única construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina que manteve até os dias atuais a sua função original.



Construída entre 1739, a fortaleza foi, em 1938, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e entre 1990 e 1992 foi restaurada depois de ficar por décadas abandonada.





Visitação à Fortaleza São José da Ponta Grossa

O acesso aos arredores, bem como fotografar é grátis.
O acesso à parte interna custa R$ 8,00 e abre todos os dias.
Na temporada de verão abre das 9h ao meio dia, e das 13h às 19h. De março a dezembro, funciona até as 17h.