Em Belém do Pará chove quase todos os dias no mesmo horário; entenda

Lenon Diego Gauron
Por -
Devido ao clima quente e úmido, em Belém chove praticamente todos os dias, quase com horário marcado

Continua abaixo

Em Belém do Pará chove quase todos os dias no mesmo horário. A cidade é caracterizada por temperaturas elevadas e alta umidade o ano todo. De novembro a fevereiro, as chuvas acontecem em vários momentos do dia. Porém, apenas de junho a agosto a cidade entra em seu período mais seco, no qual são comuns as rápidas pancadas de chuvas, sempre no período da tarde.

Mas por que isso acontece? A própria localização da capital paraense pode trazer algumas respostas para essa questão.

O Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o meteorologista Adriano Marlison Leão de Sousa explicou ao site DOL que chove bastante em Belém porque a cidade está localizada nos trópicos. “É a região do planeta que mais chove, e por estar ao leste da região amazônica com a sua extensa vegetação, superfície líquida (rios e mar) e também pela grande área urbana, que influenciam diretamente neste volume de chuvas nesta época do ano”, explica.

Por sua vez, a meteorologista Nadja Batista explica que o fenômeno também está relacionado à temperatura. “Elas acontecem diariamente em horários muito aproximados porque as precipitações sucedem o momento mais quente do dia”, comenta.

Outras razões são:

A localização de Belém: a cidade fica na zona de convergência intertropical (ZCIT), onde massas de ar quente e úmidas vindas do Oceano Atlântico encontram massas de ar quente e úmidas vindas da floresta amazônica. Essa combinação de massas de ar úmidas cria condições favoráveis ​​à formação de nuvens e chuvas.

A presença de rios e lagos: os rios e lagos da região contribuem para a umidade do ar, pois evaporam água para a atmosfera.

O relevo da região: o relevo plano da região facilita a circulação de massas de ar, o que também contribui para a formação de chuvas.

No verão, as chuvas em Belém são mais intensas e podem durar mais tempo. No inverno, as chuvas são mais fracas e podem durar menos tempo. No entanto, mesmo no inverno, chove quase todos os dias em Belém, geralmente por volta das 15h.

Essa regularidade das chuvas em Belém é tão marcante que é comum as pessoas perguntarem "antes ou depois da chuva" ao marcar algum compromisso.

Mais um fato curioso sobre o nosso país. E você, já conhecia este fenômeno?



Foto: Ilustração/ A Voz do Pará

Tags: Horário da chuva belém do pará, diária, amazônia, amazonia, cidade que mais chove, brasil, é verdade, todos dias, quando