A triste história do aventureiro que morreu de cabeça para baixo em uma caverna

Lenon Diego Gauron
Por -
John Edward Jones entalou em uma fenda da caverna em que ele explorava com os amigos; seu corpo continua lá até hoje. Veja na imagem abaixo.


John Edward Jones faleceu enquanto explorava a caverna Nutty Putty, em Spanish Fork, em Utah, nos Estados Unidos, em 24 de novembro de 2009. Ele era um estudante de medicina de 26 anos e morreu após ficar quase 28 horas preso de cabeça para baixo a mais de 200 metros de profundidade na caverna.

Ao ir para Utah para visitar a família, John decidiu fazer espeleologia (que é o estudo de cavidades naturais, como cavernas e fendas) com seu irmão, um hobby que os dois praticavam quando eram crianças. Na terça-feira, 24 de novembro de 2009, John e Josh, bem como dois amigos entraram na Nutty Putty e exploraram uma área chamada "The Big Slide" antes de eventualmente se separarem para encontrar áreas mais desafiadoras dentro da caverna. Em busca de uma área chamada "Canal de Nascimento", John se viu em apuros e decidiu voltar. Porém, a caverna em que ele entrou era estreita demais para ele girar, então ele prosseguiu para tentar encontrar uma área onde pudesse se virar, mas acabou caindo em uma fenda de 1,5 metro de cabeça para baixo. 

A área da caverna que John estava explorando era uma área não mapeada dentro da caverna que se ramificava do Canal de Nascimento. Seu irmão conseguiu voltar. Antes de sair da caverna, ele falou com John por um tempo e foi procurar ajuda, onde uma equipe de resgate voluntário veio para tentar o resgate.

Continua abaixo

Jones tinha 1,80m e 86 kg, e ficou preso com sua cabeça para baixo por volta das 9h da manhã. Mais de cem homens foram mobilizados na operação para tentar salvá-lo. A operação de resgate na caverna, que fica a cerca de 24 km ao sul de Salt Lake City, foi lenta, com as equipes tentando utilizar ferramentas de pressão no túnel estreito. Durante a tarde, Jones estava praticamente fora da fenda da caverna, mas ainda a alguns metros abaixo do solo, quando o cabo que era usado para retirá-lo se rompeu, impossibilitando o seu resgate.


Durante o período que esteve temporariamente fora da fenda, os bombeiros conseguiram dar a ele água e comida. Nas horas seguintes em que ficou preso, as condições físicas de Jones pioraram e ele não resistiu e morreu.

O seu corpo nunca pôde ser recuperado e se encontra no mesmo local até hoje, servindo de alerta para aventureiros que gostam de se aventurar neste tipo de esporte.


John Edward Jones entalou em uma fenda da caverna que em ele explorava com os amigos




Tags: casos de pessoas presas em cavernas, jhon edward preso nas rochas. john edward jones historia, john edward jones filme, john edward jones caverna, john edward jones body recovered, john edward jones corpo, john edward jones wikipedia, john edward jones fotos, jonh

Tags: cpf vazado dark web, como saber, fui vazado, é seguro, confiável, vazamento, 223, descubra, descobrir, vazou, dados