Conheça as belezas do Salto São João, em Prudentópolis (PR)

Da Redação
Por -

O Salto São João faz parte da Rota das Cachoeiras de Prudentópolis e é uma das mais bonitas e conservadas da região. Veja fotos e vídeo.


A cidade de Prudentópolis, na região central do Paraná, é conhecida como a “terra das cachoeiras gigantes” e esse apelido não poderia ser diferente, uma vez que a cidade conta com mais de cem quedas d’água catalogadas, onde elas variam de 80 a 200 metros de altura.

E nossa folga de hoje é no Monumento Salto São João ou simplesmente Salto São João, que faz parte da Rota das Cachoeiras de Prudentópolis. A imponente queda d’água tem 84 metros de altura e pode ser vista e ouvida de longe. Localizada a 22 quilômetros do centro da cidade, o caminho até lá é bem conservado e vale muito a pena ir em qualquer época do ano (veja como chegar abaixo).
Chegando ao parque você vai se surpreender já na entrada com a estrutura disponibilizada: estacionamento, centro de informações, banheiros e área de descanso, totalmente gratuitos. O local ainda conta com uma lanchonete se bater aquela fome.

O centro de informações turísticas conta com amplo estacionamento e estruturas gratuitas. Foto: Foca na Folga
Partindo dali você vai andar em uma trilha estilo ponte de uns 50 metros em meio à mata até chegar ao primeiro mirante, onde é possível ver o Salto São João lá no meio da floresta; e só essa vista já vale a pena.

Primeiro Mirante no começo da trilha a 1,5 km do Salto São João. Foto: Foca na Folga

Para chegar até pertinho da cachoeira você vai precisar percorrer uma trilha de mais ou menos 1,5 km. A trilha é larga e cascalhada, acessível para todos. Pontes e pequenos rios e cachoeiras pelo caminho distraem o turista e fazem a alegria das crianças.

Durante a trilha, o turista encontra pontes, pequenos rios e quedas d'água. Foto: Foca na Folga
 
No final da trilha existe um pequeno lance de degraus, mas nada de muita dificuldade. Após isso você vai chegar ao segundo mirante que fica no topo da cachoeira, a 85 metros de altura. Então é só vencer o medo e apreciar a vista.

Salto São João visto a partir do segundo mirante, a 85m de altura. Foto: Foca na Folga

A cachoeira fica em meio a um cânion, cortado pelo Rio São João, tão incrível quanto a própria queda d’água. Veja no vídeo abaixo.

Cânion São João, cortado pelo rio de mesmo nome. Foto: Foca na Folga

Como chegar no Salto São João
O parque fica a 22 quilômetros do centro de Prudentópolis, sendo a maior parte do caminho asfaltada e também com pedras irregulares. Um pequeno trecho é em estrada de terra.

O caminho até as cachoeiras, na Rota das Cachoeiras, é bem sinalizado com diversas placas. Foto: Google Maps

Observação importante: Siga essa rota que traçamos no Google Maps para ir por um trecho com mais estradas pavimentadas. Se você colocar "como chegar" a partir de qualquer lugar, o Maps vai te levar pelo caminho mais curto (onde a estrada é mais ruim), pois ele entende que nenhuma delas tem pavimentação.


Caso você não pretenda sair a partir da cidade de Prudentópolis, basta mudar o ponto inicial no mapa, cuidando para não alterar a rota.

Assista ao vídeo e se surpreenda ainda mais com o Salto São João



O Horário de funcionamento é das quartas-feiras às segundas-feiras, das 9h às 16h. Às terças-feiras é fechado para manutenção. 

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones:

Centro de Informações Turísticas: (42) 3908-1105
Secretaria Municipal de Turismo: (42) 3446-394