Pedaços de foguete chinês caem sobre vilarejos

Lenon Diego Gauron
Por -
É o lixo espacial mais pesado a atingir a Terra desde 1991



Pedaços de um foguete chinês caíram na costa oeste do continente africano, na última segunda-feira (11), atingindo vilas na Costa do Marfim. Com quase 20 toneladas, ele é o lixo espacial mais pesado a atingir a Terra desde 1991, quando a estação espacial soviética Salyut-7, de 43 toneladas, despencou sobre a Argentina.

Lançado dia 5 de maio, o foguete Long March 5B foi utilizado para colocar uma sonda experimental da China em órbita. Depois disso, o núcleo dele não retornou à Terra, como normalmente acontece neste tipo de missão, permanecendo em uma órbita baixa e instável.


A sua queda estava sendo aguardada com uma certa preocupação. É que devido ao tamanho, havia uma chance maior de que ele não se desintegrasse por completo na reentrada, um padrão comum aos veículos menores. Além disso, a China não possuía um plano detalhado para derrubá-lo com segurança.


Pedaço do foguete chinês que atingiu a terra. Foto: Twitter


Não há confirmação oficial de que os destroços sejam mesmo dele nem informações sobre feridos, mas conforme o astrofísico, a localidade estava na rota do objeto.