Máscaras usadas estão se tornando um problema para a natureza

Lenon Diego Gauron
Por -
Máscaras e luvas usadas estão sendo descartadas sem o devido cuidado, trazendo potenciais riscos à saúde de animais e de humanos

Atualmente, as máscaras descartáveis se tornaram uma das principais armas no combate ao novo coronavírus (Covid-19) no mundo. Contudo, máscaras feitas de TNT não podem ser lavadas e reutilizadas, assim como é feito com as máscaras de pano. E isso tem se tornado um problema para a natureza e, ironicamente, um risco para a nossa própria saúde.

A organização francesa sem fins lucrativos Opération Mer Propre vem alertando sobre a esse novo problema. O grupo, que frequentemente recolhe lixo em litorais, publicou fotos e vídeos nas suas redes sociais em que mergulhadores encontraram uma porção de máscaras cirúrgicas, luvas de proteção e frascos de álcool em gel em pleno mar.  


O fundador da organização, Laurent Lombard ironizou: “Você quer dar um mergulho com Covid-19 neste verão?”. Ele ainda ressaltou a encomenda de 2 bilhões de máscaras descartáveis feita pelo governo da França e alertou que, em breve, “pode haver mais máscaras do que águas-vivas nas águas do Mediterrâneo”.

+Veja também: Chuva de granizo 'em formato de coronavírus' assusta moradores

Como descartar máscaras e luvas corretamente
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por se tratar de material contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas inadequadamente no lixo orgânico ou junto à materiais recicláveis. Sendo assim, é necessário que a população em geral, envolva a máscara utilizada em saco plástico e descarte em lixo comum.

👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook