Pode nevar essa semana nos estados do Sul

Lenon Diego Gauron
Por -
Segundo a MetSul Meteorologia, é altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país



De acordo com a MetSul Meteorologia, uma 'massa de ar polar enorme' e muito intensa que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. A bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão, ainda de acordo com o site.


Neve no estado do Rio Grande do Sul, em 26/08/2013. Foto: G1/Divulgação

Nesta época do ano é comum grandes massas de ar fria na Região Sul do Brasil, mas, de acordo com a MetSul, essa será muito mais intensa, sendo comparada com a que foi sentida em 2013, onde várias cidades da região registraram a ocorrência de neve.

O estado do Rio Grande do Sul deve ser o primeiro a sentir a massa de ar frio a partir da próxima quarta-feira; os demais estados vão enfrentar o forte frio na quinta. 

+Veja também: Os melhores motivos para conhecer o Sul do Brasil

"Diante deste cenário, reiteramos que a probabilidade de neve é altíssima, mas que hoje não se pode fazer responsavelmente projeções precisas de quantidade e localização do fenômeno. O que pode e deve ser informado é que deve nevar e não se descarta que forte em alguns locais, e ainda que o fenômeno possa alcançar até pontos menos acostumados ao fenômeno. Somente, porém, nos próximos dias se terá um cenário mais claro", disse a Metsul Meteorologia em seu site.


Lugares com grande probabilidade de neve. Imagem: MetSul/Divulgação