Conheça a pequena, superpopulosa e disputada ilha de Migingo - Foca na Folga

Publicidade

Últimas

Conheça a pequena, superpopulosa e disputada ilha de Migingo

A ilha mede metade de um campo de futebol, tem 500 moradores e vive em conflito constante entre dois países

Foto: Andrew Mcleish/ Divulgação

A ilha de Migingo, situada no Lago Vitória, na fronteira entre Uganda e Quênia, na África Oriental, tem o tamanho de metade de um campo de futebol oficial. Chamam atenção as dezenas de barracos de metal que disputam o raro espaço de 2 mil metros quadrados.

Continua abaixo

A maior parte dos 500 moradores de Migingo é composta de pescadores. Mas há também na ilhota quatro bares, salão de beleza e bordéis. Metade da ilha pertence a Uganda; a outra metade, ao Quênia. As tensões não são raras e já foram chamadas de "a menor guerra da África". Os dois países disputam quem vai ficar com a soberania de toda a ilhota.

Foto: Andrew Mcleish/ Divulgação

Cercada por um mar rico em peixes, o espaço tem sido motivo de briga constante entre dois países vizinhos: Quênia e Uganda. Cada um faz suas devidas reclamações sobre posse de território, alegando que a ilha pertence ao seu lado. A tensão se espalha pelos pescadores, que precisam dar um jeito de dividir o espaço, garantir seus direitos e sua renda no final do mês.

Continua abaixo

Toda essa disputa começou em 2009, quando piratas começaram a saquear os bens locais, como dinheiro, motores de barco e, claro, os peixes. De acordo com o mapa, a ilha é minimamente parte da fronteira com o Quênia, enquanto dentro de aproximados 500 metros da ilha estão as águas de Uganda. Ainda assim, a polícia exige que quenianos tenham licença para pescar no local e acompanha de perto a situação.

Foto: Andrew Mcleish/ Divulgação