Descubra as paisagens exuberantes do Morro do Boi, em Matinhos

Lenon Diego Gauron
Por -
Com uma trilha de dificuldade média, a vista para o litoral paranaense compensa o esforço; Assista ao vídeo da escalada

Vista panorâmica para o litoral paranaense de cima do Morro do Boi. Foto: Foca na Folga

Continua abaixo

Cartão postal de Matinhos, no litoral do Paraná, o Morro do Boi é uma opção de aventura para quem não busca somente por praias e quer algo a mais para se encantar. Com uma trilha de dificuldade média, o topo do morro que tem 160 metros de altura oferece uma vista para a cidade de Matinhos, Guaratuba e também Pontal do Paraná, à esquerda. Assista ao vídeo abaixo para ver a escalada e como encontrar a entrada para a trilha. 

Depois de descermos a charmosa Estrada da Graciosa e passar pela Histórica cidade de Morretes, chegamos a Matinhos, no Litoral do Paraná. Após isso, o Foca na Folga foi procurar o Morro do Boi, que está encravado bem no meio do Bairro de Caiobá. O Morro do Boi é também cercado pela Praia Mansa, Ilha da Tartaruga, pela Praia Brava e pela Praia dos Amores.


Com uma trilha de dificuldade média, a sua entrada fica escondida ao lado da praia e é um pouco difícil de ser localizada sem um guia que já conheça o local. Por ter mais de uma trilha, mantenha-se sempre à direita até chegar em um paredão de pedras. Ao chegar nesse ponto, você estará na metade do caminho. Você vai precisar contornar a rocha pela direita. Dali, já é possível ter uma vista do oceano e da Ilha da Tartaruga.

Ilha da Tartaruga vista a partir da metade da trilha do Morro do Boi. Foto: Foca na Folga

Para chegar ao topo do Morro do Boi não tem jeito: é preciso escalar a pedra através de uma corda que está no local. Parece difícil, mas não é. Você pode usar a corda como apoio enquanto mantém seu peso e a outra mão na pedra.

Mantenha-se à esquerda ao encontrar a rocha e suba com o auxílio da corda instalada no local. Foto: Foca na Folga

Depois desse esforço, a recompensa é essa que você vê no vídeo abaixo: uma vista para as praias de Matinhos e Guaratuba à direita e Pontal do Paraná à esquerda. Veja também o mapa de como localizar a trilha.



Acompanhe no mapa abaixo como localizar o início da trilha do Morro do Boi:

A entrada da trilha começa exatamente no poste exibido no mapa acima. Mantenha-se sempre à direita até encontrar o paredão de pedras. Após isso, continue à direita até encontrar a corda para escalar a rocha. 

Nossa próxima aventura vai ser o Morro do Escalvado (do Teleférico), que guarda ruínas e paisagens de tirar o fôlego. Acompanhe no nosso canal ou em nossa página no Facebook. 

Tags: morro do boi onde fica, balneário camboriú, trilha, corupá, sc, marialva, monik, itapema, morro de matinhos