Confira 10 mitos e verdades sobre o consumo de chocolate

Lenon Diego Gauron
Por -
Chocolate branco faz mal? Amargo é mais saudável? O consumo causa espinhas? Posso oferecer ao meu cachorro? São algumas das dúvidas que rodeiam o mundo do chocolate; confira

Muitas vezes o chocolate é associado como um 'vilão' em uma dieta, mas ele pode ser benéfico na maioria dos casos. Foto: A Relevância

Por A Relevância

O dia mundial do chocolate é comemorado na no dia 7 de julho, mas talvez o dia em que os brasileiros mais consomem o produto é no período que antecede e também após a Páscoa.

Muitas pessoas que estão seguindo uma dieta têm dúvidas sobre o consumo do chocolate, principalmente porque o doce sempre foi cercado de mitos ao seu respeito.  Pensando nisso, reunimos uma lista com dez dúvidas mais frequentes sobre o consumo deste produto tão amado pelos brasileiros.

Confira abaixo o que é fato e o que é mentira sobre o chocolate.

Chocolates diet não têm açúcar

O chocolate diet é pensado em quem não pode comer açúcar, mas não significa que ele não tenha açúcares. Ou seja, ele pode ser significativamente mais calórico do que um chocolate normal, uma vez que em sua fórmula é adicionado gordura para que o produto não fique “sem graça” ao ser consumido.

Chocolate causa espinhas

Talvez esse seja o assunto mais difundido, associado ao consumo de chocolates, e que todos já ouviram falar. Atualmente não existe uma comprovação científica entre o consumo do produto e o aparecimento de acnes, uma vez que o quadro está associado diretamente ao desequilíbrio hormonal da pessoa. Entretanto, por se tratar de um produto altamente glicêmico, o chocolate, combinado com o consumo de outros alimentos não muito saudáveis, pode ter influência nas glândulas que causam o aparecimento de espinhas. Na dúvida: consumir moderadamente.

Chocolate amargo e escuro

Quanto maior a quantidade de massa de cacau na composição do chocolate, maior o benefício para a saúde. Acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas.

Consumir chocolate diariamente não faz mal

O chocolate consumido de forma moderada faz bem à saúde, melhorando o fluxo arterial, bem como as atividades cardiovasculares, e alivia o estresse. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Agronomia da França mostra que, independentemente da cor, o chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcaloides, polifenóis e antioxidantes.

Alivia a TPM

O chocolate ajuda na liberação da serotonina, o que pode ajudar no ânimo da mulher naqueles dias mais difíceis. O que se deve ter cuidado é sempre em não exagerar, pois isso pode causar uma complicação em quem sofre com ansiedade.

Afrodisíaco

Por se tratar de um alimento que faz aumentar a felicidade, já podemos considerar o chocolate como um produto que melhora muita coisa em nossas vidas. Além disso, outra substância, a feniletilamina, atua como uma afrodisíaco ao estimular o hipotálamo, o que contribui para o aumento do desejo sexual.

Envelhecimento

Um mito que envolve o consumo de chocolates é sobre o aceleramento do processo natural de envelhecimento humano, o que na verdade é o contrário. Como mencionado anteriormente, o produto conta com antioxidantes em sua composição, o que previne o envelhecimento e também doenças cardiovasculares.

Colesterol

Ainda falando de benefícios para a saúde, ao contrário do que se possa imaginar, o chocolate auxilia na redução do colesterol, pois a manteiga de cacau é uma “gordura do bem”, que tem efeito benéfico sobre os níveis de colesterol no nosso corpo.

Chocolate branco

Infelizmente o chocolate branco não faz nenhum bem à saúde. Ele é produzido a partir de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes e altamente gorduroso e calórico. Como falam por aí: “tudo o que é bom faz mal”. E não é diferente neste caso.

Chocolate pode matar cachorros

Assim como descrito neste artigo, com maiores detalhes, oferecer chocolate ao seu cão pode ser extremamente perigoso e até mortal para ele. Após a ingestão do alimento, o animal pode apresentar diversos sintomas graves de saúde que podem o levar à morte. 

Entendendo as diferenças e as curiosidades sobre o chocolate, podemos concluir que o consumo do produto de maneira regular e de forma moderada, faz bem à saúde e pode auxiliar em muitas fases de nossas vidas. E se você gosta do doce, não deixe de conferir a nossa receita de chocolate quente cremoso neste link

Tags: