Conheça a estranha aparência do esqueleto de um Baiacu

Lenon Diego Gauron
Por -

Além de ser o peixe mais venenoso do mundo, as suas características de defesa não se resumem somente às substâncias tóxicas. Ele tem o poder de inflar o seu corpo em várias vezes o seu tamanho, o que exige uma adaptação de seu esqueleto

Peixe Baiacu com seu corpo inflado. Imagem: Portal Vida Livre

O peixe Baiacu, também conhecidos como sapo-do-mar ou peixe-balão são nomes populares comuns a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns na fauna fluvial da América do Sul, principalmente no Brasil. Esse peixe tem a capacidade de inchar o próprio corpo várias vezes em relação ao seu tamanho original quando se sente ameaçado por um predador.

Além desse curioso mecanismo, esse peixe tem toxinas poderosas em seus órgãos que podem matar um homem facilmente. Trata-se da tetrodotoxina (TTX), que pode ser secretada pela pele ou se espalhar pela carne. Por esta razão, o baiacu é considerado o peixe mais venenoso do mundo devido à presença de grandes quantidades dessa substância nos tecidos.

+Veja também: Por que o leão se tornou símbolo de Imposto de Renda?

No Brasil, uma a espécie mais comum é o baiacu-pinima (Sphoeroides spengleri), o famoso baiacu-pintado, de pequeno porte, encontrado na costa dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Outras espécies comuns em nossa costa são o Lagocephalus laevigatus, conhecido como baiacu-liso por não possuir espinhos, e o Chilomycterus spinosus, que é o baiacu-de-espinhos.

Em relação ao mecanismo de defesa deste peixe curioso, que seu corpo aumenta o volume em diversas vezes, o seu esqueleto precisa se adaptar a isso. Talvez o que muitas pessoas nunca tenham parado para pensar é como ele consegue fazer isso. Na imagem abaixo, você confere como o esqueleto do baiacu se transforma por completo quando ele precisa inflar seu tamanho durante uma situação de ameaça. Confira:

Imagem: Reprodução/ Twitter/jayadan

O mecanismo de expansão do esqueleto do baiacu se assemelha a esse brinquedo. Imagem: Ilustração