Projeções estimam geração de 80 mil empregos
Imagem: Ilustração/ Agência Brasil |
O setor espera criar mais de 80 mil empregos no país, além
de gerar um impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira, motivado
pelos gastos das companhias marítimas, dos cruzeiristas e tripulantes nas
cidades de embarque e desembarque e visitadas. Esse movimento beneficia setores
como o comércio varejista – despesas com restaurantes, compras, presentes,
alimentos e bebidas, além do transporte antes e após a viagem, passeios
turísticos, transporte nas cidades visitadas e hospedagem antes ou após o
cruzeiro.
De 25 de outubro a 7 de maio, Costa Diadema, Costa
Fascinosa, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Musica,
MSC Preziosa e MSC Seaview formam o grupo de nove navios que partirão dos
portos de Itajaí (SC), Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), além do
estreante Porto de Paranaguá (PR), e
percorrerão por 212 roteiros, com 763 escalas.
No total, serão 19 destinos: Angra dos Reis, Balneário
Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto
Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e os portos de
embarque e desembarque, além da possibilidade de escalas-teste em Penha e em
São Francisco do Sul, e do trabalho um pouco mais de longo prazo para
viabilizar outras cidades, como Vitória.
Segundo a Clia Brasil, a temporada 2023/2024 também reforça
o retorno do Brasil como rota de importantes companhias marítimas
internacionais, com 35 navios de longo curso, que farão paradas em 45 destinos
localizados em 15 estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro,
São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.
"Depois de 2022/2023 se consolidar como a maior dos
últimos dez anos, a temporada 2023/2024 com certeza será outro recorde, que irá
manter a indústria de cruzeiros em um caminho ascendente, até superarmos os 805
mil cruzeiristas de 2011/2012,. Na temporada passada, tivemos 802 mil
cruzeiristas”, disse o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.