O acúmulo de lixo pode ocasionar em prejuízo para a fauna do parque
A coleta de lixo no Parque de Itapuã é uma das ações de educação ambiental que serão realizadas de outubro e março de 2024. Foto: Felipe Martins/Ascom Sema, via Agência Estadual |
Cerca de 60 voluntários do Programa Voluntariado da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) se reuniram, na quarta-feira (1º), para realizar uma grande ação de limpeza na Praia de Fora do Parque Estadual Itapuã (PEI), uma das unidades de conservação (UC) do Rio Grande do Sul, no município de Viamão. Estima-se que tenha sido recolhida cerca de uma tonelada de resíduos sólidos, incluindo sacolas, latas, garrafas e materiais plásticos diversos.
A ação, que promove a conscientização e a sensibilização para a preservação ambiental, faz parte do Edital Sema 04/2023, que prevê ações de educação ambiental com atividades de um dia a serem realizadas entre outubro e março do próximo ano.
Com maior extensão de faixa de areia (cerca de 17 km), a Praia de Fora foi a escolhida para a primeira atividade de limpeza de praias do Pei. Os resíduos recolhidos estavam acumulados na orla da praia devido ao grande volume de chuvas dos últimos meses.
A bióloga e gestora do Parque, Dayse Rocha, afirmou que a campanha movimenta diversas camadas da sociedade para contribuírem não somente na conservação do meio ambiente, mas no alerta para o descarte apropriado dos resíduos.
“Além de chamar a atenção para esse modo de vida insustentável, essa mobilização é importante para dar visibilidade ao Pei, mostrar a importância da criação da UC, que não é uma área somente de turismo, mas sim um espaço de manutenção da natureza que preserva a própria vida”, destacou Dayse.
O material recolhido será destinado às cooperativas do município de Viamão, que poderão comercializar os componentes recicláveis, além de encaminhar as tampinhas plásticas para reaproveitamento em projetos de instituições como o Instituto do Câncer Infantil e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo.
Segundo a chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Cátia Gonçalves, o acúmulo de contaminante externo acaba ocasionando prejuízo para a fauna do parque, que tem o risco de se alimentar desse material, principalmente microplásticos.
“Para a UC, a atividade de limpeza é importante, porém, torna-se simbólica pela sensibilização ambiental, na medida em que cada participante é impactado por ter vivenciado a experiência no local, podendo levar a mentalidade de proteção ambiental para dentro das comunidades”, afirmou Cátia.
O Programa de Voluntariado, que é coordenado pela Assessoria de Educação para a Sustentabilidade, foi criado pela Sema para coordenar e implementar ações relacionadas à conservação ambiental no âmbito do Estado, buscando o engajamento e a participação cidadã.
“Devemos ter o sentimento de pertencimento, alimentar o amor à natureza, que nos fornece tanto, e compreendermos que há a necessidade de retribuir. Esse sentimento faz com que eu participe do programa" relatou a voluntária Patrícia Rocha.
Localizada em Viamão, a Unidade de Conservação - Parque Estadual de Itapuã completou 50 anos de criação em julho de2023. Ela possui uma biodiversidade vasta, com praias e trilhas ecológicas, além de abrigar um museu com peças históricas relacionadas à Revolução Farroupilha.