Por que aviões comerciais estão voando na velocidade do som?

Lenon Diego Gauron
Por -
Na última semana, algumas aeronaves atingiram velocidades de 1.350 km/h durante o voo; velocidade do som é de 1224 km/h

Imagem: Ilustração/Foca na Folga

Correntes de vento excepcionalmente fortes nos últimos dias fizeram com que aviões comerciais que sobrevoaram o Oceano Atlântico no Hemisfério Norte alcançassem velocidades maiores do que a velocidade do som, de acordo com reportagens da imprensa dos Estados Unidos.

Um voo da Virgin Atlantic que decolou da cidade de Washington DC, nos EUA, com destino a Londres, no Reino Unido, chegou a voar a quase 1.300 km/h. Segundo informações publicadas em veículos dos EUA atribuídas ao rastreador FlightAware, o avião chegou 45 minutos antes do tempo previsto.

Segundo a rede nacional de rádios públicas (NPR), dois outros voos registraram velocidades ainda maiores, de quase 1.350 km/h. Isso é mais do que a velocidade do som, mas como os ventos também eram muito rápidos, a aeronave não chegou a quebrar a barreira do som. Existe uma diferença entre a velocidade no solo e a velocidade no ar. Os voos comerciais, por mais rápidos que sejam, não são capazes de romper a barreira do som.

Qual é uma velocidade normal?
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, um avião geralmente atinge velocidade máxima a uma altura entre 9,1 quilômetros a 12,4 quilômetros. Quando a aeronave chega a essas alturas, se diz que estão em "voo de cruzeiro". Como é uma região da atmosfera com ar menos denso, os aviões conseguem ir mais rápido. Geralmente, o voo atinge cerca de 850 km/h.

A Corrente Atlântica vai do oeste para o leste no Hemisfério norte. É uma corrente rápida, e muitos voos usam o fluxo de vento para viajar economizando querosene de aviação. Geralmente, os ventos são de cerca de 117 km/h, mas é comum que no inverno fiquem ainda mais rápidos.

A seção de Baltimore e Washington do Serviço Nacional do Clima dos EUA afirmou que foi registrado o segundo vento mais rápido da história (os registros começam no meio do século 20). "A uma altitude de 10,5 quillômetros, os ventos chegaram a atingir 426 km/h! Para os que estão viajando em direção ao leste, vai ter um baita vento de cauda", disse o serviço na rede social X (Twitter).

Tags: Qual a velocidade do som de um avião? Qual a velocidade máxima de um voo comercial? Qual a velocidade máxima de um Boeing 737? Qual o maior MACH já atingido? velocidade de um avião da gol, velocidade de um avião da azul, qual a velocidade de um avião no ar, velocidade de um avião internacional, velocidade de um avião da latam, qual a velocidade de um avião para decolar, velocidade avião supersônico, velocidade de um avião comercial no ar


Tags: