Conheça as atrações imperdíveis de Salvador

Da Redação
Por -


Sextou e hoje nossa folga é em Salvador, na Bahia! Hoje vamos conhecer principais pontos turísticos dessa cidade incrível. Então, se você está planejando conhecer este destino único, recomendamos que você conheça todos os atrativos desta lista. Espalhe também para seus amigos, pois todos devem conhecer o que há de mais belo em nosso país!


Salvador é uma das mais belas e visitadas cidades do Brasil. Reúne inúmeras atrações para todos os gostos: praias e belezas naturais, locais históricos, que remetem ao início da colonização brasileira, muita música, gastronomia típica, religiosidade, capoeira, além de possuir o maior carnaval do mundo.


Salvador está entre as cidades mais ensolaradas do mundo, sendo o clima ideal para os seus 50 quilômetros de praias, distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, banhadas pelas águas do oceano Atlântico e da Baia de Todos os Santos.


As atrações imperdíveis:

Farol da Barra
Desde o descobrimento do Brasil, a Barra teve importância estratégica para defesa da colônia pelos portugueses. Em 1536, no local onde hoje está o Farol, foi erguido o Forte de Santo Antônio da Barra, que defendeu a cidade de inúmeras invasões estrangeiras.


Porém, com a ocorrência de um naufrágio próximo ao Forte no século XVII, se iniciou a construção de um Farol para orientação aos navegantes, que mantém essa função até hoje. Ao longo do tempo, foi se tornando um marco para Salvador, podendo ser visitado internamente de terças a domingo, das 8h30 às 19h.

Mercado Modelo
É hoje o maior centro de artesanato da América Latina, onde se pode encontrar peças típicas da cultura baiana, como as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, patuás, figas, berimbaus e outros instrumentos musicais, bordados e rendas, além de todo tipo de pimenta e temperos.

Foto: TripAdvisor.
A história do Mercado Modelo é marcada por momentos de dificuldade e superação. Construído em 1912, se localizava entre a Casa da Alfândega (atual mercado) e a Escola de Aprendizes de Marinheiros trazidos. No ano de 1969, o local foi destruído por um incêndio, promovendo sua mudança para a Praça Cayru, em 1971. O novo prédio foi atingido por outro incêndio em 1984, causando sérios danos. Porém, foi realizada uma reforma que reforçou a prevenção de incêndios e manteve a mesma estrutura.

Igreja do Senhor Bonfim
A devoção ao Senhor do Bonfim chegou à Salvador por Teodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa. Ao enfrentar uma terrível tempestade no oceano, ele fez uma promessa ao Senhor do Bonfim, de que traria uma imagem do santo e a sua fé ao Brasil, caso chegasse vivo em Portugal.


A imagem chegou à capital baiana em 1745, na semana de páscoa, tendo sido colocada na igreja de Nossa Senhora da Penha da França, no bairro de Itapagipe. Porém, a ideia de uma igreja para o Senhor do Bonfim começa a ganhar cada vez mais força, a medida em que crescem também os milagres, romarias e doações feitas a ele
Em 1754 a Igreja foi concluída, localizada na Colina Sagrada no morro de Monte Serrat, um dos pontos mais altos de Salvador. A celebração ao Senhor do Bonfim acontece na primeira quinta-feira após o dia de Reis, percorrendo o trajeto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim.
As "fitinhas" do Senhor do Bonfim surgiram em 1792, aproximadamente. Como possuíam o tamanho da medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim, eram chamadas de “medidas”. Feitas de tecidos nobres, traziam frases e imagens do santo e representavam um "pedaço" do santo aos devotos visitantes.

Pelourinho
O primeiro e mais famoso bairro de Salvador é mundialmente conhecido por suas ladeiras. casarões coloridos, igrejas e museus. Na época do Brasil colônia, o Pelourinho era habitado por famílias ricas e destinado ao comércio e administração da cidade. Hoje, é um verdadeiro centro cultural a céu aberto. 


A restauração dos casarões e sobrados realizada a partir de 1990 fez com que eles ganhassem cores vivas e estrutura confiável, transformando-se em bares, hotéis, lojas e restaurantes. Também a limpeza e segurança das ruas e becos ganhou atenção especial, fortalecendo e valorizando o turismo.

Elevador Lacerda
Um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, inicialmente tinha a função ligar as cidades Alta e Baixa. Sua construção começou em 1869, por meio da iniciativa de Antônio de Lacerda, e passou a funcionar em 1873.
 

O Elevador Lacerda se situa na rocha da montanha que separa os 72 metros entre Cidade Alta e Cidade Baixa, às margens da Baía de Todos os Santos, proporcionando uma das mais maravilhosas vistas de Salvador.

Lagoa do Abaeté
Localizada no imortalizado bairro de Itapuã, a lagoa é resultado do represamento de rios e águas da chuva, cercada por dunas e vegetação nativa, formada por espécies raras da flora baiana. Em 1993, a área de preservação do Abaeté se torna um Parque Ambiental e hoje possui bares, restaurantes, lojas de artesanato e barracas de comida típica.
No parque fica também a Casa da Música da Bahia, guardando vídeos e fotos sobre a música do estado e contando com a presença da “fobica”, o carro que deu origem ao trio elétrico.

As famosas praias:
Praia e sol é o que não falta na Bahia, como um todo. E claro: em Salvador existem inúmeras, uma mais linda do que a outra. Vale a pena tentar conhecer uma por uma. Confira a lista:


Porto da Barra
É uma das mais conhecidas da cidade. Pequena e cercada por fortes e diversas igrejas, possui águas claras e calmas, ótimas para o banho. Proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos, sendo o local ideal para assistir o pôr-do-sol, acompanhado por uma água de coco.

Farol da Barra
Oferece diversas opções naturais de diversão. Os arrecifes próximos ao Farol são ótimos para o mergulho e ao lado do Cristo Redentor é o local ideal para a prática do surf. Já as piscinas naturais que se formam na maré baixa por toda a extensão da praia são convidativas ao banho. O calçadão possui uma excelente estrutura ao turista, contando com inúmeros hotéis, bares e restaurantes.


Ondina
Uma das mais frequentadas de Salvador, seus recifes que formam piscinas naturais, deixando o mar bem calmo, ideal para o nado ou mergulho. Possui muitas opções de hotéis e barracas de praia e o calçadão conta com quadras esportivas, sendo também um bom local para caminhadas.

Rio Vermelho
Funciona como atracadouro para os pescadores locais. Formada por pedras é dividida em outras pequenas praias. No dia 2 de fevereiro é de onde partem os barcos cheios de oferendas em homenagem à Iemanjá.
Possui uma agitada vida noturna, sendo um ótimo local para degustar os acarajés nos diversos quiosques das baianas.

Amaralina
Praia de ondas fortes, possui um extenso calçadão para caminhadas e corridas, além de diversas barracas para degustação do acarajé. A pesca esportiva é liberada nas suas águas.

Pituba
Localizada em um dos bairros mais populosos de Salvador. É bem movimentada e bastante frequentada pelos moradores do local. Com ondas fortes, é ótima para caminhadas e possui um ótimo local para banho próximo de onde os pescadores guardam seus barcos.


Jardim de Alah
Praia de mar agitado, areias amareladas e um extenso coqueiral, é muito movimentada pois sua orla oferece inúmeras atividades, barracas e quiosques, aulas de dança, além de receber várias festas no verão.

Armação
Com fortes correntezas e muitas ondas, é bastante procurada pelos surfistas, porém fica praticamente deserta na maior parte do ano, em função de não ser muito propícia para o banho. Em seu entorno há muitos hotéis, restaurantes, centro de convenções e um shopping.

Praia dos Artistas
Recebeu este nome por ter sido muito frequentada por artistas como Caetano Veloso e Gal Costa, nos anos 70. Possui ondas fortes, mas conta diversas barracas, sendo bem movimentada.

Corsário
É ideal para o surf, por suas ondas fortes, ou para a prática de esportes como futebol e frescobol. Nesta praia se localiza o Parque Metropolitano de Pituaçu, uma área de proteção ambiental que além de possuir uma linda paisagem, conta com ciclovia e pista para corridas e caminhadas.

Jaguaribe
É uma das praias mais movimentadas de Salvador durante o ano todo. Conta com grande estrutura de barracas por toda a extensão da orla que servem comida típica. Suas águas são ótimas para a prática do surf e windsurf, mas também há muitos praticantes de vôlei e futebol de areia.

Piatã
Possui uma bela paisagem, formada por águas calmas, coqueiral, areia amarelada e dunas. Conta com uma boa estrutura de barracas. Muito frequentada por moradores e turistas, ficando lotada nos finais de semana, é boa para banho e prática de esportes náuticos.


Itapuã
A mais famosa praia de Salvador, realmente é dona de uma paisagem belíssima. Tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras, além do farol. Possui também pescadores e jangadas, sendo procurada para a prática de windsurf.
Conta também com diversas barracas que servem petiscos da comida típica baiana e batidas de frutas da região.

Stella Maris
É uma das praias mais movimentadas e badaladas. Tem ondas fortes e recifes, sendo muito visitada pelos praticantes do surf e bodyboard, mas também possui trechos protegidos por pedras que, na maré baixa, formam piscinas naturais. Suas dunas atraem os adeptos do sandboard
Conta com uma grande estrutura de barracas que à noite promovem festas, reunindo moradores de Salvador e da região Metropolitana.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Salvador.