São Luís: Conheça os melhores pontos turísticos da capital do Maranhão

Da Redação
Por -


São Luís do Maranhão, curiosamente, é a única cidade do país que foi fundada por franceses, tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina, está no Nordeste, e, ao mesmo tempo, está 'coladinha' na Amazônia. Recheada de cultura e história, também traz a modernidade da vida agitada das grandes cidades com seus bares e avenidas litorânas. 

Na folga de hoje veremos dicas do que visitar, fotos dos pontos turísticos de São Luís e o que é mais procurado por quem chega nesta cidade incrível!

Centro Histórico de São Luís
O Centro Histórico da cidade é muito bem conservado, onde conta com praças, museus, monumentos e diversas construções dos séculos XVIII e XIX.


Com traços portugueses em suas igrejas, casarões e edifícios, alguns revestidos com azulejos, o Centro Histórico de São Luís é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Situado em uma construção imponente do século XIX, exibe importantes coleções de peças de porcelana e vidro, mobiliário e pinturas da época.


Atualmente o espaço conta também com galerias de artes mais recentes.


Palácio dos Leões
Construído 1612 pelos franceses, começou sendo um forte até a chegada dos portugueses, onde virou um palácio. Hoje em dia funciona como a sede do governo do Estado do Maranhão.


Teatro Arthur Azevedo
Inaugurado em 1817, foi iniciado pelos comerciantes portugueses que pretendiam construir um espaço para apreciar espetáculos artísticos, assim como faziam em Lisboa. O nome do teatro foi escolhido para homenagear o dramaturgo Arthur Azevedo.


Igreja da Sé
Construída em 1626 no Centro Histórico, o que chama atenção é o seu retábulo revestido de ouro.


A construção é um dos monumentos históricos mais importantes e antigos de São Luís, feita em homenagem à Nossa Senhora da Vitória, padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.

Lagoa da Jansen
É uma bela lagoa no bairro de Ponta d'Areia, que conta com um parque ecológico e espaços para a prática de esportes como a caminhada e o ciclismo além de uma extensa área de restaurantes.

  
Casa de Nhozinho
Com origem do nome vinda de um artesão local, Antônio Bruno Nogueira, era mais conhecido como Nhozinho, que se dedicava a fazer artigos com fibra e palha de buriti, abundante na região. Hoje, um Museu, a colorida fachada de azulejo colonial expõe artigos de uso cotidiano da cultura popular de São Luís, como jogos artesanais para crianças, teares e instrumentos de trabalho, artigos de palha, ferro e barro utilizados para decoração.


Convento das Mercês
Inaugurado em 1645 pelo padre Antônio Vieira, seu objetivo era que para ser um convento. Depois, em 1905, foi adquirido pelo governo para abrigar a o Corpo de Bombeiros e o quartel da Polícia Militar.


Hoje, funciona como a sede da Fundação da Memória Republicana, com um museu que reúne informação bibliográfica e audiovisual do ex-presidente da República José Sarney.

Palácio La Ravardière
Construído em 1689, é uma das primeiras grandes construções da cidade. Atualmente funciona como sede administrativa do Governo Municipal. Tombado pelo patrimônio histórico, está localizado em um dos pontos mais bonitos da cidade, a Praça Dom Pedro II.


As Praias:

Araçagi
Já no município de São José de Ribamar, a 19 quilômetros do Centro, é bastante procurada pelos turistas que visitam a região. É fácil encontrar quiosques com comidas típicas que servem os frequentadores que buscam o que comprar em barraquinhas individuais e acessíveis por carro.

Calhau
Uma das mais bonitas da cidade, a Praia do é charmosa, urbanizada, cheia de quiosques, bares e restaurantes. Há também ótimas opções de hotéis nesta região.


Olho D’água
Com formações de dunas, morros e falésias a praia Olho d'Água é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela.

São Marcos
Esta é a praia mais procurada pelo público jovem e por quem busca lugares para sair à noite em São Luís. Os bares garantem a animação durante o dia e também à noite. A paisagem é formada por dunas cobertas de verde e pelas ruínas do Forte São Marcos.

Extras:
- DDD: 98;
- Distância de outras cidades: Brasília, 2127 km, Teresina 439 km, Belém 806 km, Fortaleza 1055 km.

Já conhece ou pretende conhecer São Luís? Conte para gente aqui nos comentários!