Conheça as melhores festas juninas do Brasil

Da Redação
Por -



As famosas festas juninas estão aí! Igrejas, escolas e as ruas ficam tomadas por bandeirinhas, fogueiras e comidas típicas, onde o cheiro do quentão toma conta do ar!
No Brasil, a comemoração ganhou força por influência dos portugueses e são tradicionais as grandes festas realizadas em igrejas centenárias. Mas o brasileiro também criou a sua própria festa junina, como A Bumba-Meu-Boi, em São Luís (MA) é um arraial de peso que traz folclores e festejos.
Outras regiões também têm as suas festas juninas incríveis e abaixo você pode conferir algumas das mais famosas:
São João de Campina Grande (PB)
Comemorada no agreste da Paraíba, é conhecida como “maior festa de São João do mundo”. Dura um mês inteiro, com shows de artistas consagrados da MPB e sertanejo. A programação tem "campeonato de quadrilhas" e até "casamento coletivo". Entre os eventos deste ano, estão corrida, caminhada, trilha, ciclismo, cavalgada, também o “Maior Quadrilhão Junino do Mundo”. A Trilha dos Namorados acontecerá na Pedra de Santo Antônio, em Fagundes.
A festa costuma receber 2,5 milhões de pessoas.


São João de Caruaru (PE)
Recentemente Caruaru ganhou o apelido de "Capital do Forró”. Uma das particularidades da festa é o Festival de Comidas Gigantes, que traz comidas típicas como cozido de milho com manteiga, cuscuz e canjica.
Idealizada pelo falecido odontologista Agripino Pereira, a festa teve início em 1972 na Rua São Roque, no Centro, segundo o historiador Walmiré Dimeron.


Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão)
Começa em 13 de junho, dia de Santo Antônio, e normalmente vai até o dia de São Marçal, em 30 de junho. O festival é marcado por danças, ritmos e atividades culturais. Entre as comidas típicas está a torta de camarão e arroz de cuxá.
O Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste, mas também podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil.
Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Mossoró Cidade Junina (RN)
O Mossoró Cidade Junina é um evento junino que acontece anualmente no Corredor Cultural, em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, durante o mês de junho. Reúne mais de um milhão de pessoas durante os dias de festa, por isso é considerado a terceira maior festa de São João do país.
As apresentações incluem artistas regionais e nacionais.


Em praticamente todas as cidades do Brasil as festas juninas estão presentes, desde as mais simples e tradicionais nas igrejas, como as gigantes que parecem um carnaval fora de época. Claro que o melhor de tudo é a alegria e as comidas da época que aquecem o friozinho que faz em várias regiões do país.

Na sua cidade tem festas juninas? Conte para a gente nos comentários!