O que fazer em Porto Alegre? Conheça os melhores pontos turísticos

Da Redação
Por -


Porto Alegre é uma das mais belas cidades do Sul do país, onde é possível encontrar por lá diversos atrativos gratuitos, como museus, parques, assistir ao pôr do sol entre outras coisas muito buscadas pelos turistas e moradores da cidade.

Recomendamos seguir a lista em um roteiro de três dias, para que você possa aproveitar o melhor que esta cidade incrível tem a oferecer.

Centro Histórico
O Centro Histórico merece um ou mais dias para ser visitado, pois pelos arredores você encontrará o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, a Praça da Alfândega, os museus Santander Cultural e o MARGS, a Rua da Praia e a Casa de Cultura Mario Quintana.


Mercado Público
Construído em 1869, passou por altos e baixos em termos de popularidade. Hoje sua estrutura e atrativos estão consolidados. O Mercado Público deve ser visitado não somente por ser um dos prédios mais históricos da cidade, mas por oferecer bons restaurantes com comida local, comida de outros estados, alimentos importados e artigos tradicionais gaúchos. Tire um dia para conhecer o lugar.

Usina do Gasômetro
Construção que já abrigou uma usina termoelétrica entre 1928 a 1974, hoje é um espaço cultural junto à Orla do Guaíba


Pôr do sol na Orla do Guaíba
O nome já diz tudo. Para quem ama assistir ao pôr do sol, este é o melhor lugar da cidade para ver e registrar o espetáculo da natureza.


Praça da Alfândega
Pertinho do Mercado Público, esta praça famosa abriga também os três principais museus da cidade, sendo o Santander Cultural, o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). Vale a pena separar um dia para conhecer todos.


O Santander funciona de terça a sábado, das 10h às 19h; aos domingos, das 14h às 19h;
MARGS: de terça a domingo, das 10h às 19h;
Memorial: de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos, das 13h às 17h.


Casa de Cultura Mario Quintana
Localizado no antigo Hotel Majestic, é um dos destinos mais famosos de Porto Alegre e leva este nome, obviamente, em homenagem ao poeta Mario Quintana, que morou por lá entre 1968 e 1980.


O lugar também oferece uma vista panorâmica para a cidade, onde você pode beber seu café, chope, suco etc., vendo tudo lá do alto.

Parque Farroupilha
Também chamado de Redenção, o parque é normalmente vazio nos dias de semanas, mas muito buscado nos sábados, domingos e feriados. O lugar é repleto de árvores para você curtir a natureza e fazer um belo piquenique!


Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro)
Tem este nome por causa da Catedral metropolitana que fica ali coladinha à praça. Junto, também, é possível ver o Theatro São Pedro (que só funciona durante as apresentações dos espetáculos) e o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado.


Museu Iberê Camargo
Idealizado pelo arquiteto português Álvaro Siza, a Fundação Iberê Camargo reúne obras do artista plástico Iberê Camargo e também outras exposições.
De dentro da construção curiosa, é possível ver Guaíba e tirar algumas fotos para recordar.


Museu Militar
O Museu Militar do Comando Militar do Sul foi idealizado no ano de 1994 pelo então Comandante da 3ª Região Militar o General-de-Divisão João Carlos Rotta com o intuito de preservar conservar e expor objetos históricos do Exército Brasileiro e do Comando Militar do Sul, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi inaugurado em 25 de maio de 1999.


Por lá você encontrará carros antigos, carros de combates, jipes, tanques de guerra, canhões e muito mais!

Está localizado na R. dos Andradas, 630 - Centro Histórico e funciona de terça a domingo.

Estádios do Grêmio e do Internacional
Para quem busca o que fazer em Porto Alegre sozinho ou mesmo com chuva, ou ainda aos domingos, assistir aos jogos dos dois principais times do Rio Grande do Sul é uma boa opção. Basta escolher para o qual torcer! Difícil, hein?! 


E falando em futebol, na região central da cidade você pode ainda encontrar o Brechó do Futebol, um local recheado de camisetas de times do mundo todo, decorado com camisetas, e que serve cervejas das mais variadas e petiscos em geral.

Churrascarias
Para quem vai ao Rio Grande do Sul em busca de excelentes opções de gastronomia, não pode deixar de visitar as churrascarias tradicionais da cidade.


Algumas mais conhecidas são Giovanaz, Princesa Isabel e Dom Henrique. Claro que existem inúmeras outras, basta  você dar uma procurada na qual te agrada mais!