O que fazer em Vitória (ES), os melhores pontos turísticos

Da Redação
Por -


Fundada em 1551, Vitória conta diversos atrativos turísticos, além de ainda um clima tropical durante o ano todo, sendo perfeito para quem busca um contato com a natureza e ao mesmo tempo ficar pertinho de tudo o que uma cidade grande pode oferecer.

Veja agora os principais pontos turísticos e já vá conhecendo Vitória, Espírito Santo!

Praia de Camburi
Localizada ao Norte da cidade, Camburi é a única praia que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada, sendo a maior praia de Vitória. Ela é bastante procurada por quem ama dar uma volta ao amanhecer ou em qualquer hora pelo seu calçadão à beira-mar e sentir aquela brisa gostosa.


Palácio Anchieta
Localizado na frente do Porto de Vitória, na entrada da Cidade Alta (um dos bairros mais antigos da cidade), o Palácio é utilizado como sede do Governo do estado do Espírito Santo desde o século XVIII. É um passeio histórico que não pode deixar de ser feito!


Theatro Carlos Gomes
Sendo a casa de espetáculos mais antiga ainda em funcionamento do estado do Espírito Santo, a construção tem mais de noventa anos e conta com visitas guiadas gratuitamente quando está aberto.


Há pouco tempo ele passou por uma grande reforma, então deve estar ainda mais impressionante!
Ele está localizado na Praça Costa Pereira, 132 – Centro.

Parque Botânico
O parque é um espaço de lazer e uma unidade de conservação da Mata Atlântica, abrigando m​ais de 140 espécies de árvores, como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes.


O parque está localizado na Av. dos Expedicionários (sem número) - Jardim Camburi.

Panela de barro
Sendo estas um dos principais símbolos da cultura capixaba, conhecer a fábrica e fazer a sua própria panela é uma atração imperdível!


Localizada no bairro Goiabeiras, você pode acompanhar a confecção das tradicionais panelas, desde a moldagem do barro até o cozimento e também se arriscar e fabricar a sua própria. Por lá eles fabricam e vendem também os mais diversos utensílios de cozinha.

Santuário Basílica de Santo Antônio
Iniciada em 1956, a basílica começou a ser construída porque a paróquia de Santo Antônio já não comportava o número de fiéis. O padre pavoniano Mateus Pizzani coordenou um mutirão de moradores e devotos para erguer o templo com mão de obra e doações. Os trabalhos só foram concluídos em 1976.


Construída em estilo e arquitetura renascentista, atualmente é a principal basílica da capital do estado. Vale muito a pena conhece-la!
Está localizada na rua Ludovíco Pavone (sem número), bairro Santo Antônio.

Parque Pedra da Cebola
Com uma área de mais de 100.000 m², o parque conta com um jardim oriental e um mirante com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.


O nome do parque vem de uma grande pedra onde esta se “descama” parecido com as palhas de uma cebola

Pôr do sol na Praça do Papa
Instalada no bairro Enseada do Suá, a praça tem vista privilegiada para a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. No fim da tarde o espetáculo é para o pôr do sol que chama a atenção de moradores e turistas que passam pelo local e param para tirar fotos.


+ Praias
O estado do Espírito Santo em geral conta com diversas praias atrativas. Vitória não é diferente: você pode aproveitar todas as praias da região, como a já citada Camburi, a praia Curva da Jurema, Ilha do Boi, Castanheiras e muito mais!