Teresina: Conheça os melhores pontos turísticos

Da Redação
Por -


Hoje nossa folga nos leva à Teresina, capital do Estado do Piauí, a única capital nordestina que não é banhada pelas águas do mar, mas que em compensação tem o encontro de dois rios como atrativo turístico!


Teresina é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida da região Nordeste, uma vez que o lugar é repleto de árvores, dando a fama de “Cidade Verde” para a cidade.

Vamos ver então em imagens tudo o que tem de bom em Teresina, em um pequeno roteiro com os principais pontos turísticos – os mais buscados pelos turistas!

Museu do Piauí
O Museu do Piauí é uma instituição de referência na preservação da memória do Estado. Fundado em 1934, o Museu surgiu a partir de uma seção do Arquivo Público, passando, em 1980, a abrigar o seu acervo no casarão de traços neoclássicos da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, sua sede atual.


O Museu possui um acervo eclético, com aproximadamente sete mil peças. Integram este acervo artefatos pré-históricos, como peixes e troncos fossilizados, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a famosa tela de “Dom Pedro II” de Victor Meirelles, entre outras relíquias impressionantes que você confere indo lá!

Está localizado na rua Areolino de Abreu, 900
Funciona de terça à sexta, das 9h às 17h; aos sábados e domingos das 9h ao meio dia e segunda feira é fechado.

Palácio de Karnak
Sendo este prédio a sede do governo do estado, o edifício tem características gregas e romanas e chama atenção pela arquitetura belíssima. O nome é derivado de uma região egípcia de Tebas, o bairro Karnak. 


Sem nenhuma ligação específica com o Egito em si, o nome provavelmente foi somente uma homenagem dos construtores, que levantaram o Palácio ainda no século XIX.

Localizado na Avenida Antonino Freire, 1450, seu funcionamento é em horário comercial.

Mirante da ponte Estaiada
Cartão Postal de cidade, o mirante da Ponte Estaiada (ou Complexo Turístico Ponte João Isidoro França) foi construído em 2010 e possui impressionantes 95 metros de altura com uma visão 360° de toda a capital de Piauí, que já pode ser apreciada durante a subida, pois os elevadores que levam até o mirante são panorâmicos.


O mirante fica localizado na Av. Rio Poti, 1-115 – Fátima
Funciona de sexta a domingo, das 10h às 19h; e terça e quarta das 11h às 19h. Segunda feira é fechado.

O incrível encontro dos Rios
Teresina tem o privilégio de estar rodeada pelos rios Parnaíba e Poti, e o encontro de suas águas é um atrativo turístico da região.



Lá foi criado um parque ambiental que permite aos turistas se impressionar a partir de um mirante com as belezas da natureza. O parque ainda oferece opções de cultura e arte, bem como comidas típicas e até mesmo pesca.


Igreja São Benedito
A Igreja de São Benedito é patrimônio cultural nacional e um dos pontos religiosos mais tradicionais de Teresina. A igreja foi construída pelo frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho, com esmolas e trabalhos voluntários. A pedra fundamental foi lançada em 1874, sendo concluída e sagrada em 1886.


Datada de 1917 e nomeada em homenagem ao padroeiro dos negros, a Igreja de São Benedito está localizada no Alto da Jurubeba, ao lado de um cemitério de escravos, que era também ponto de convergência para eles na época.
A igreja está localizada na Praça Liberdade, no Centro, sem número.

Theatro 4 de Setembro
Inaugurado em 4 de setembro de 1889 (daí o nome), foi uma proposta da alta sociedade da época, sendo referência até hoje no estado. Atualmente, é um centro de cultura importante da capital do Piauí, sendo palco tanto de espetáculos nacionais quanto internacionais.


Endereço: Praça Pedro II.

Você já conhece Teresina? Tem algo para acrescentar a este artigo? Conte para gente nos comentários! Aproveite para curtir a nossa página e assim não perder nenhuma dica e curiosidade turística. Clique aqui.