Chapéu do Sol, construção que deu lugar ao Cristo Redentor

Da Redação
Por -
Monumento ocupava o local onde hoje se encontra o Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Foto: Divulgação
Antes da famosa estátua do Cristo Redentor ser erguida na cidade do Rio de Janeiro, havia no alto do Corcovado um mirante conhecido como Chapéu do Sol. Construído a mando de D. Pedro II, o nome era devido ao formato físico da construção.


Foto: Divulgação

Em 1882, o imperador D. Pedro II realizou uma expedição ao Corcovado para estudar a possibilidade de utilizar o local estratégico para fins militares. Como fim, foi instalado um sinalizador que abrigava um vigilante atento, o qual alertava as autoridades sobre a presença de navios suspeitos.

Foto: Divulgação

Já em 1885, D. Pedro II ordenou a construção de um mirante de ferro no topo do Corcovado. 


Nasceu então o Chapéu do Sol, que era ligado por uma ferrovia turística construída dois anos antes. A partir de então, o turismo local começou a crescer devido a vista incrível lá do alto.

Foto: Divulgação

Em 1859, o padre Pedro Maria Boss sugeriu que fosse construída uma imagem católica no alto do mirante, com o apoio da Princesa Isabel. Contudo, o projeto só se concretizou depois de 1912, quando o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde, insistiu na ideia da construção da imagem de um Cristo lá no alto. 

Foto: Divulgação

A obra para a instalação do Cristo iniciou-se somente em 1926 e o Chapéu do Sol foi removido totalmente até 1942.