Saiba o que você precisa para emitir o seu passaporte

Da Redação
Por -


Está pensando em viajar para o exterior? O documento é exigido para entrar em diversos países, com exceção de nove da América do Sul.

Se você vai viajar para fora do país, mesmo sendo de barco, carro ou avião, precisa ficar atento às exigências do seu destino, pois, além de visto, vários países têm outras exigências, mas a mais comum é você estar portando o passaporte. Saiba o que é necessário para conseguir emitir o seu.

Com exceção de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que exigem somente a sua cédula de identidade, nos demais países que você pretenda visitar, você precisará emitir o seu passaporte junto à Polícia Federal com antecedência. Para fazer isso você passará por três etapas, sendo a primeira a parte de separar todos os documentos, a segunda é preencher os formulários no site da PF e a terceira etapa é ir até ao local indicado para entregar os documentos e seus dados necessários.

A documentação necessária
Primeiramente você precisa estar em dia com o TSE, ou seja, ter votado nas últimas eleições ou justificado a sua ausência;
Não pode também ter nenhuma situação jurídica que te impeça de sair do Brasil;
Aos homens, deve estar em dia com o Exército Brasileiro, ou seja, com a quitação do serviço militar obrigatório (levar a carteirinha);
Você precisará também apresentar um documento válido de identificação: Carteira Nacional de Habilitação, RG ou Carteira de Trabalho, bem como o seu CPF.

Valores
Para emitir o passaporte comum (o mais utilizado), atualmente está custando R$ 257,25; essa taxa deve ser paga após o preenchimento dos formulários no site da Polícia Federal. Após o pagamento ser aprovado (pode demorar alguns dias), você deve agendar o atendimento em um posto físico da PF.


Após estas etapas, compareça no local indicado levando todos os documentos citados anteriormente. Feito isso, basta aguardar a entrega do seu novo documento que pode demorar entre seis a dez dias úteis. A validade do passaporte é de dez anos.
Existem outros tipos de passaporte para outros fins. O mais comum e utilizado é esse que aprendemos a emitir hoje. Lembrando que nove países da América do Sul não exigem passaporte para entrar, mas não significa que você não possa pedir o seu carimbo nele.
Fique atento também para países que exigem o visto de permanência, além do passaporte!

Links para te ajudar




Palavras chaves: tirar passaporte, primeira vez, 2019, 2020, custa, quanto, tempo demora, valor para tirar, maraba, palmas, quem não pode, de graça, em manaus,
pela primeira vez, jundiai, atualizado