Conheça o maior de deserto de sal do mundo

Lenon Diego Gauron
Por -
Localizado na Bolívia, o Salar de Uyuni é um espetáculo também no período de chuvas. Podendo ser visto do espaço, já serviu como ponto de referência para astronautas. Lendas sobre o lugar também impressionam. Veja as imagens impressionantes abaixo.





O Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa) é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e 3.656 metros acima do nível médio do mar. Ele está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes. E além de servir economicamente para a região como fonte de extração de sal, é um importante ponto turístico da América do Sul.

O salar é também o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. Ele serviu de guia para os astronautas da Apollo 11, que chegaram à lua em 1969. Quando os astronautas viram a planície branca pela primeira vez, chegaram a pensar que fosse uma geleira.

+Veja também: Pedra com mais de 600 degraus revela vista incrível na Colômbia  

Entre os meses chuvosos de fevereiro e abril, o deserto de sal ganha uma fina camada de água, tornando-o um espelho natural gigante, dando a impressão de um horizonte infinito. Veja mais nas imagens abaixo.







Lenda
Existe uma lenda aymara (que é como são denominados os indígenas dessa região dos Andes) que diz que as montanhas Tunupa, Kusku e Kusina, que são as montanhas situadas à beira do deserto, eram pessoas gigantes. Segundo a lenda, Tunupa se casou com Kusku, mas ele fugiu para ficar com Kusina. De luto, Tunupa começou a chorar enquanto dava de mamar para seu filho. Suas lágrimas se juntaram ao leite e formaram o Salar. Por conta dessa lenda, a população local considera Tunupa uma importante divindade e argumentam que a região deveria se chamar Salar de Tunupa, em vez de Salar de Uyuni.

👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook