No Paraná, veranistas geraram 9% mais lixo nas praias durante o feriado de fim de ano

Lenon Diego Gauron
Por -
Mesmo com menos gente nas praias no início de verão devido à pandemia, o lixo gerado pelos veranistas no Litoral paranaense foi maior neste fim de ano do que no ano anterior

Praia de Matinhos, no litoral do Paraná. Foto: TripAdvisor/ Divulgação

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

De 24 a 31 de dezembro, a Sanepar coletou cerca de 108 toneladas de lixo, com média de 13 toneladas e meia por dia, 9% a mais do que igual período de 2019, quando foram coletadas 98 toneladas. O volume só foi menor na passagem do ano. Na virada para 2021, foram recolhidas 23 toneladas de lixo, 23% a menos que o volume gerado na noite de 2019 para 2020, o que mostra menor aglomeração de gente.

Continua após a publicidade

Para manter as praias limpas, como faz desde 2013, a Sanepar contratou 107 pessoas que percorrem todos os dias 48 quilômetros de areia, na orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Elas fazem a coleta manual dos resíduos, de manhã e de tarde, para garantir mais conforto e saúde para os banhistas.


O trabalho de limpeza tem a parceria com as prefeituras desses municípios. O material coletado pela Sanepar é acondicionado em sacos plásticos e ficam armazenados em tambores para que as prefeituras recolham e deem a destinação adequada. 

Tags: