Autorização para menores de idade poderem viajar sozinhos será feita pela internet

Lenon Diego Gauron
Por -
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a mudança

A mudança começa a valer no dia 2 de agosto

Com informações do Portal G1

A autorização para que menores de 16 anos possam viajar sozinhos no Brasil vai mudar a partir de agosto. Os documentos para a autorização poderão ser feitos pela internet.

Continua abaixo
 

Os pais vão fazer uma vídeoconferência com o cartório, que vai reconhecer a firma (assinatura) exigida na autorização. Antes, era necessário fazer o procedimento presencialmente. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a mudança.

Após o reconhecimento de firma, o cartório vai gerar um QR Code que atesta que os pais autorizaram o menor a viajar. Esse QR Code pode ser apresentado em uma impressão ou mesmo na tela do celular. A pessoa menor de idade apresentará o código no guichê da companhia aérea. Hoje, a autorização é um documento em papel. O formulário precisa ser preenchido pelos pais, que depois devem reconhecer a firma (assinatura) em um cartório.


A nova autorização vai ser adotada em fases. No dia 2 de agosto, apenas os voos domésticos vão adotar esse modelo. A expansão para voos internacionais, viagens rodoviárias e hidroviárias está prevista, mas ainda não tem data definida.

Tags: