Prudentópolis, no Paraná, oferece refúgio aos cidadãos ucranianos

Lenon Diego Gauron
Por -
Cidade abriga a maior comunidade ucraniana do Brasil

Paróquia São Josafat, em Prudentópolis (PR). Imagem: Ilustração

A cidade de Prudentópolis, na região central do Paraná, enviou um ofício à cidade de Ternópil, na Ucrânia, oferecendo refúgio para os ucranianos que desejarem sair do país após a Rússia iniciar ataques armados na madrugada desta quinta-feira contra o a Ucrânia. 

"Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, Afirma o Prefeito Osnei Stadler, no ofício enviado.


Prudentópolis tem cerca de 80% de sua população formada por ucranianos e descendentes, sendo a maior comunidade ucraniana do Brasil. Atualmente, cerca de 600 mil ucranianos vivem em terras brasileiras, o que representa a quarta maior comunidade do mundo. Confira abaixo o ofício na íntegra.



Nota oficial da Prefeitura de Prudentópolis sobre a invasão russa na Ucrânia. Imagem: Divulgação

Invasão russa
A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira, uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa. A capital, Kiev, teve congestionamentos, corrida aos mercados e estações de trem lotadas. Milhares de moradores começaram a deixar a cidade desde as primeiras horas do dia.

Brasileiros que vivem no país tentam deixar a Ucrânia e relatam clima assustador.