Navio que naufragou em 1915 é encontrado na Antártica; ASSISTA

Lenon Diego Gauron
Por -
Após 107 anos, o "Endurance" foi localizado no Mar de Weddel

Navio comandado por Ernesto Shackleton afundou após ficar encalhado na Antártica, em 1915. Foto: Reprodução

O navio "Endurance", desaparecido desde 1915, foi encontrado hoje por uma expedição no Mar de Weddel, na costa da Antártica, ainda preservado, em uma profundidade de 3 mil metros.

A expedição de buscas organizada pela Falklands Maitime Heritage Trust partiu da África do Sul no começo de fevereiro em busca do navio. 


O veleiro era comandado pelo explorador Ernest Shackleton, que tentou ser o primeiro a atravessar o continente gelado a pé, junto com seus 27 homens, em 1914. Após o seu navio ficar por meses encalhado em blocos de gelo, em janeiro de 1915 afundou depois de ter seu casco perfurado. Durante esse período, Shackleton partiu em busca de ajuda utilizando um bote até as Ilhas Geórgias do Sul, no Atlântico, e resgatou toda a sua tripulação com vida. A expedição daquela época é recordada até os dias atuais como uma viagem heroica.

Destroços do navio Endurace são encontrados 107 anos após naufrágio Foto: Falklands Maritime Heritage Trust/ Divulgação

Já a expedição que encontrou o Endurance naufragado utilizou tecnologia de ponta, como drones submarinos e sonares, e se baseou nas antigas descrições de localização do próprio Shackleton para encontrar a sua embarcação, em uma área que ele descreveu como "o pior lugar do mundo". 


Tags: Has Shackleston's Endurance been found? Who found Endurance ship? Did Crew survive? Where Sink? Encontrado, sobreviventes, filme, atualmente, livro, frases, Netflix