Turismo em Bonito (MS) tem melhor janeiro em 10 Anos

Lenon Diego Gauron
Por -
Janeiro de 2024 registra o melhor mês em uma década, com 38.376 visitantes, evidenciando o crescimento contínuo e a preferência dos turistas pelo destino

Imagem: Divulgação/ Agência Estadual

Com crescimento expressivo pós-pandemia do coronavírus, quando o destino se preparou para a retomada das atividades cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária, o turismo em Bonito evolui a cada temporada e 2024 começou com janeiro sendo o melhor mês dos últimos dez anos – período em que o fluxo de visitantes começou a ser monitorado pelo Observatório do Turismo. A cidade recebeu 38.376 turistas no mês, superando o recorde do mesmo período de 2023 (34.800).

O levantamento foi divulgado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), associação mantida pelo trade turístico local e gestora da IGR da Rota Bonito Serra da Bodoquena. O número de visitações aos mais de 40 atrativos está em ascendência, indicando que o turista tem optado por mais passeios. Em janeiro, foram 143.866 visitações, 6.788 a mais do que no mesmo mês de 2023. A taxa de ocupação da rede hoteleira também superou as expectativas (81%), com alto índice de satisfação dos hóspedes.

“O sucesso de Bonito com melhor destino de ecoturismo em 17 anos é resultado do trabalho do trade turístico e do poder público, onde buscamos oferecer os melhores serviços, uma cidade organizada e segura e, sobretudo, proteger as nossas riquezas, que são as águas cristalinas”, disse o prefeito bonitense Josmail Rodrigues. “Temos grandes projetos para 2024, como eventos e participação em feiras internacionais para fomentar e divulgar o destino, além das ações de prevenção ambiental.”

Turismo diferenciado
O boletim de janeiro do Observatório do Turismo de Bonito (OTEB), coordenado pelo BCVB, apontou que os passeios preferidos dos visitantes continuam sendo os balneários (66.671 visitações), flutuação (23.719), cachoeiras (15.99).  O total de visitações representa aumento de 4,95% em relação a janeiro do ano passado. O movimento no aeroporto estadual também cresceu, com 3.572 desembarques (1.088 a mais do que em dezembro de 2023) nos voos da Azul e Gol.

“Tivemos uma temporada extremamente positiva em 2023 e iniciamos o ano novo com a melhor das expectativas, reforçando o trabalho que vem sendo realizando para oferecer um turismo diferenciado e responsável, com o apoio de vários parceiros, como o Governo do Estado”, destacou Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Para a coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein, os índices evidenciam o potencial do turismo de Bonito e refletem as ações de promoção e marketing do destino e aos eventos indutores de fluxo turístico na baixa temporada.

Tags: