Conheça o Buraco do Padre de Ponta Grossa

Da Redação
Por -
Um nome um pouco estranho para um lugar incrível

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais do sul do país; está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, a aproximadamente 24 km a leste/sudeste da cidade de Ponta Grossa (PR), distrito de Itaiacoca.


O nome do lugar está ligado à história dos Padres Jesuítas usavam o lugar como ponto de meditação. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30 metros de altura –se visto de dentro–, formada pelo Rio Quebra Perna -- Muitos turistas dizem que se parece com um anfiteatro subterrâneo.

Foto: Total Adventure Tour

Para acessar à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras.

Foto: Gazeta do Povo

Em 2005 o Buraco do Padre passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais. Atualmente por se tratar de uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto.

+ Veja também: Conheça o Parque Estadual de Vila Velha

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre. Nas proximidades do parque você encontra lanchonetes e adegas.