Via Sacra em Rio Azul (PR) na Serra da Esperança mistura turismo e tradição

Da Redação
Por -

Mesmo sob muita chuva e com muita lama, cerca de 350 fiéis compareceram à 2ª Via Sacra realizada pelo Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, da
comunidade de Faxinal dos Limas, que pertence à Paróquia Sagrado Coração De Jesus, em Rio Azul (PR).

Após atraírem 400 pessoas em 2018, o Grupo de Oração repetiu o evento no último dia 07, onde os fiéis percorreram os seis quilômetros de subida carregando a cruz através das 14 estações de oração que narram a trajetória de Jesus Cristo desde a sua condenação à morte até ser levado ao Santo Sepulcro.


Segundo os organizadores, a caminhada que é considerada difícil, é um exercício de fé e de penitência que o período da quaresma sugere. Contudo, durante a realização do evento, foi prestado suporte médico e logístico, especialmente para os mais idosos e crianças, sendo utilizado tratores para levar os mantimentos dos fiéis até ao topo da serra e também para ajudar aqueles que iam se cansando durante o caminho sinuoso.

O encontro teve início às 6h30min, onde os fiéis foram recebidos com um café da manhã compartilhado, onde também foram arrecadados alimentos para a doação. A caminhada começou às 8h e foi conduzida pelo padre local Alexandre Nogueira, onde foi inaugurada a primeira estação de oração doada por moradores da região – a ideia é cada ano inaugurar uma nova estação.


A chegada ao cume da serra foi por volta de 12h30min, demorando um pouco mais que no último ano por causa do caminho lamacento e da chuva, o que não foi um problema para os fiéis


Por volta das 13h, todos se juntaram ao redor da gruta Nossa Senhora Auxiliadora – que coincide com a última estação de oração – para celebrar o sucesso do encontro e para queimar os papeis com os pedidos de oração em um gesto simbólico onde a fumaça eleva os pedidos até o céu.

+Veja também: Esgoto e entulho desfocam cachoeira com potencial turístico em Irati (PR)

Após o fim da Via Sacra, os participantes se reuniram para um almoço partilha onde dividiram os alimentos que cada um levou e também para tirar fotos da vista panorâmica do alto da Serra da Esperança, já no município de Inácio Martins.


Curta a nossa página para mais destinos e curiosidades turísticas incríveis!