Conheça os dois cajueiros gigantes do Brasil

Lenon Diego Gauron
Por -
Cajueiro de Pirangi e Cajueiro Rei, localizados no Rio Grande do Norte e Piauí respectivamente, impressionam pelos tamanhos gigantes. Título de 'maior cajueiro do mundo' gera discussões

Cajueiro de Pirangi do Norte, no no Rio Grande do Norte. Foto: Divulgação


Dois cajueiros localizados na região Nordeste do Brasil 'disputam' entre eles o título de maior pé de caju do mundo. Enquanto o Cajueiro de Pirangi do Norte, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, impressiona com seu tamanho de 8.500m², o Cajueiro Rei, no Piauí, se estende por aproximadamente 8.800 m², de acordo com pesquisadores.

Cajueiro de Pirangi
Foto: Idema-RN/ Divulgação

A árvore cobre uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. A árvore produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. Seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.

De acordo com relatos, o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.


O crescimento da árvore é explicado por duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Ao tocar o solo, acontece a segunda anomalia, onde os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros no local. O cajueiro Norte-Rio-Grandense entrou no Livro dos Recordes em 1994 devido ao seu tamanho.

Cajueiro Rei
Foto: Conheça o Piauí/Divulgação

Localizado no município de Cajueiro da Praia, no Piauí, a árvore se estende por aproximadamente 8.800m² e o seu crescimento se deu da mesma maneira que do seu 'concorrente' do Rio Grande do Norte. O cajueiro rei piauiense tem é tombado por uma lei municipal. Seus frutos são utilizados na produção de vinho e suco, e a castanha é vendida para torra.

Título de maior cajueiro do mundo


Apesar do título ainda pertencer ao Cajueiro de Pirangi, no começo de 2016, pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) concluíram através de medições que o Cajueiro Rei é, de fato, o maior do mundo, sendo 300 m² maior que a árvore da mesma espécie localizada no Rio Grande do Norte. Já em 14 de outubro de 2017, o periódico internacional Genetics and Molecular Research (GMR) publicou um artigo de sete páginas que apresentou as comprovações de que o Piauí tem o maior cajueiro do mundo.


Tags: quantos metros tem o maior cajueiro do mundo, guinnes book, 2020, tamanho, onde fica, fotos, quem plantou, curiosidades, árvore de caju, do brasil