Fardos de navio nazista afundado há 80 anos aparecem em praias da Bahia

Lenon Diego Gauron
Por -
Pesquisador disse que o material estava dentro do navio alemão SS Rio Grande afundado durante a Segunda Guerra Mundial

Continua abaixo

Foto mostra um dos fardos de borracha que apareceram nas praias baianas. Foto: Limpurb/ Divulgação

Ao menos oito caixas "misteriosas" apareceram na Praia do Flamengo, no bairro de Stella Maris, orla da capital baiana, na última segunda-feira (2). 

Ao Portal G1, o oceanógrafo Carlos Teixeira, que é pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), disse que as "caixas misteriosas" que apareceram em praias da Bahia são fardos de borracha de um navio nazista alemão, afundados no mar há 80 anos.

Segundo ele, os fardos estavam dentro do navio alemão SS Rio Grande, que foi afundado pela frota americana em 1944 contra os nazistas, no fim da Segunda Guerra Mundial. O navio está há quase seis mil metros de profundidade.

Veja também:

Ainda de acordo com Teixeira, o indício de que o material seria de um navio alemão afundado foi uma inscrição em um fardo encontrado em uma praia do Ceará há dois anos. Nele, estava escrito: "Produzido na Indochina Francesa". A região, na época, era dominada pelos japoneses, que eram aliados dos alemães.

O material apareceu na Praia do Flamengo foi removido ainda na segunda-feira pela Limpurb. A Marinha coletou amostras e vai avaliar os objetos.