Conheça algumas curiosidades sobre o Cristo Redentor

Lenon Diego Gauron
Por -
Inaugurado no topo do morro do Corcovado, em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é uma das atrações turísticas mais visitadas da América Latina

O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. Foto: Foca na Folga

Continua abaixo

Construído entre 1926 e 1931, no local onde ficava o antigo Chapéu do Sol, o monumento tem a altura de um prédio de 13 andares e está a 710 metros de altitude. A estrutura de concreto armado foi erguida sobre quatro pilares unidos por vigas de 2,60 metros cada. E sustentam 12 lajes. Uma escadaria une os 12 platôs internos que levam a tampões nos braços e na cabeça da estátua.

A estátua foi feita no Brasil, com doações, recolhidas entre a população. A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso, em Paris, e vieram para o Brasil de navio. A cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, enquanto as mãos vieram em oito partes.

O monumento foi projetado e construído para resistir a ventos de até 250 km/h. Ou seja, de um furacão de categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson. Mas já foi diversas vezes atingido por raios. Numa delas, em 2014, teve o dedo da mão direita danificado.

Na restauração de 2010, cem pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão.

O Cristo Redentor em números
Continua abaixo
Estátua - 30 metros de altura
Pedestal - 8 metros de altura
Monte Corcovado - 710 metros acima do nível do mar
Cabeça - 3,75 metros e pesa 30 toneladas
Pés -1,35 metro, cada um
Mãos - 3,2 metros, cada uma
Coração no peito da estátua - 1,30 metro*
Distância entre os braços - 28 metros
Braços - pesam 57 toneladas, cada um
Peso total - 1.145 toneladas
Revestimento - milhares de triângulos de 3 centímetros de pedra-sabão

Cristo Redentor e o mundo
O Cristo Redentor é o segundo colocado nacional em número de visitantes, de acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio). Em 2019, antes da pandemia, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, onde estão as Cataratas do Iguaçu, teve público recorde de 2.020.358 turistas, enquanto no mesmo período o Cristo recebeu 1.940.327 visitantes. 

Na América do Sul, visitação ao Cristo Redentor só perde para a cidade inca de Machu Picchu, encravada na Cordilheira dos Andes, no Peru.

+Veja também: 

O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. A maior de todas é a do Cristo Rei, da Polônia, que com o pedestal chega a 52 metros de altura. A segunda maior é a escultura de Cristo de la Concordia, da Bolívia, com 40 metros no total.

Tags: