Descubra as belezas e a história do Morro do Escalvado, em Matinhos

Lenon Diego Gauron
Por -
O local mistura a vista panorâmica do litoral paranaense com as ruínas da trágica história do antigo teleférico 

Vista aérea do Morro do Escalvado. Foto: Reprodução

Continua abaixo

Localizado em Matinhos, no litoral do Paraná, o Morro do Escalvado ou Morro das Margaridas, oferece uma vista panorâmica de todo o litoral paranaense, no alto de seus 226 metros de altitude, e está inserido no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

O local é também conhecido como Morro do Teleférico devido ao antigo teleférico que funcionou no local entre 1990 e 1995, quando foi desativado devido a uma tragédia que vitimou fatalmente três pessoas após o equipamento, que ficava a 262 metros de altura, despencar.

Antigo teleférico de Matinhos que funcionou entre 1990 e 1995. Foto: Cultura de Matinhos

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros na época, a queda do aparelho se deu devido à falta de manutenção que ocasionou o rompimento de um cabo de aço que sustentava a estrutura. Acompanhe a história e veja imagens da época no vídeo abaixo.

Trilhas

Existem várias trilhas que levam ao topo do Morro do Escalvado. A mais fácil de encontrar é a que percorre o traçado do antigo teleférico e passa por suas ruínas, tendo seu início em uma pousada. A trilha tem aproximadamente 800 metros de extensão do início ao fim, é de dificuldade média, escorregadia e está em meio à mata fechada. Do início ao fim da subida, demora entre 40 minutos e uma hora.

Entrada para a trilha do Morro do Escalvado. Confira a localização no mapa abaixo

Muita gente gosta de subir no local para ver o nascer do sol, mas devido ao nevoeiro vindo do mar em algumas épocas do ano, essa tarefa pode não ser muito fácil.

Vista panorâmica

No topo do morro, a antiga estrutura do teleférico permanece no local. De lá, é possível ver toda a extensão do litoral paranaense, com Guaratuba à direita, também o balneário de Caiobá e o Morro do Boi; o Pico de Matinhos a frente; e à esquerda Pontal do Paraná e Ilha do Mel. Com uma vista em 360 graus, é possível observar ainda diversas montanhas da Serra do Mar ao fundo.

No topo do Morro do Escalvado é possível ter uma vista panorâmica do litoral paranaense. Foto: Foca na Folga

Como encontrar a trilha

A trilha que se inicia ao lado de uma pousada fica localizada Rua Albano Müller, esquina com Rua Maria Luísa Mesquita. Basta entrar ao lado da pousada e seguir a antiga escadaria para dentro da mata em linha reta que você chegará ao topo do morro. Confira no mapa abaixo.

Dicas e Cuidados

Por se tratar de mata fechada, o local é bem quente, mesmo no inverno. Vá preparado com roupas adequadas, mas dê preferência ao uso de calças para evitar machucar as pernas em uma possível queda ou até mesmo um encontro com animais peçonhentos.

+Veja também: Descubra as paisagens exuberantes do Morro do Boi, em Matinhos

Não suba nas antigas estruturas do teleférico para evitar quedas e contaminações com a ferrugem. Fique de olho onde pisa, pois diversas partes metálicas estão camufladas na trilha.

Se for durante a madrugada, não se esqueça de levar uma lanterna.

Leve bastante água, comida e protetor solar.

Confira o vídeo abaixo da história do antigo teleférico, da escalada e da vista panorâmica do local.


Confira mais fotos do local

Antiga estrutura do teleférico de Matinhos, no topo do Morro do Escalvado. Foto: Foca na Folga

Do alto do Morro do Escalvado, é possível ver o Morro do Boi, à direita. Foto: Foca na Folga

Parte de trás da antiga estrutura do teleférico de Matinhos, no topo do Morro do Escalvado. Foto: Foca na Folga


👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook