10 destinos para quem quer fugir do carnaval

Da Redação
Por -


Nem todo mundo gosta dos agitos da cidade grande ou do litoral, especialmente no carnaval. Muita gente prefere aproveitar o feriado para se dar um descanso mais que merecido em algum lugar tranquilo, repleto de natureza e longe do estresse.

Se você é uma dessas pessoas, separamos dez destinos (mais uma lista bônus) para você escolher e ficar bem longe dos barulhos do carnaval. Afinal, você merece!

1 - São Francisco Xavier (SP)
A cidade serrana de São Francisco Xavier fica localizada a 150 km de São Paulo, no município de São José dos Campos. 


O destino é muito procurado por casais e pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer. Ao todo são inúmeras trilhas, passeios para visita de cachoeiras e lugares incríveis para conhecer.

2 - Pouso do Cajaiba (RJ)
Localizada em uma reserva ecológica em um dos pontos mais isolados do litoral de Paraty a Praia do Pouso da Cajaiba abriga uma simpática Vila de Pescadores.
Embora continental, a praia tem como principal acesso o mar, pois não existem estradas, somente longas trilhas feitas a pé. 


Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaiba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores, com pouco mais de 300 metros de extensão. O lugar é perfeito para quem busca tranquilidade e um belo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho

3 - Serra da Canastra (MG)
Para quem quer aproveitar o feriado do Carnaval – ou qualquer outro – para ter um contato intenso com a natureza, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um paraíso.
Distante o suficiente da cidade grande, a dica é optar por uma pousadinha em São Roque de Minas, que fica próximo à entrada principal do parque.

 
Dentre as atrações dos parques, a Cachoeira Casca D’Anta, a mais alta queda d’água do rio São Francisco, com 186 metros de altura.
Além dessa e de outras tantas cachoeiras, há uma infinidade de trilhas, caminhadas e passeios pelo parque, incluindo um safari fotográfico para ver de perto os animais locais, com o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

4 - Brumadinho (MG)
A cidade está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a quase 60 quilômetros da capital mineira. É um dos principais polos cultural e turístico do Estado. 


Se você quer passar um carnaval tranquilo, Brumadinho oferece opções para todos os gostos.

5 - Visconde de Mauá (RJ)
Visconde de Mauá é um destino de serra que fica estrategicamente localizado: entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais! Ao todo, são 290 km de distância da capital paulista, a 1.800 metros de altura. 


O local possui três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, tendo restaurantes, atrações e ótimas hospedagens em todas elas! Se você busca um lugar sossegado, longe dos agitos das grandes cidades, esse é o destino certo pra você!

6 - Canela (RS)
Bem grudadinha em Gramado, Canela recebe um número menor de turistas e geralmente tem preços mais em conta do que a vizinha. Ou seja: é uma boa pedida pra quem quer combinar um passeio romântico sem gastar muito, sem contar as belezas naturais da cidade e região, como a Cascata do Caracol e seus bondinhos.



7 - Ilha do Cardoso (SP)
Essa opção é para aqueles que realmente querem fugir do carnaval, afinal, esta ilha não tem energia elétrica e muito menos sinal de celular. O acesso até ao local também não é dos mais fáceis, então, se você quer realmente ficar no sossego, este é o local ideal.
A 260 quilômetros de São Paulo, a ilha é localizada em Cananéia, e quase todo seu território está dentro de um parque estadual protegido. 


Então dá para imaginar a beleza da paisagem natural: praias, cachoeiras e trilhas intocadas e com um clima quase zen.

8 - Bonito (MS)
Considerada a capital brasileira do ecoturismo, Bonito, no Mato Grosso do Sul, faz jus ao nome. Trata-se da cidade mais famosa do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que também inclui Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna.


Não pense que não tem o que fazer lá no carnaval: ao contrário, há muitas opções de adrenalina e aventura, como praticar snorkel e “flutuação” no Rio de Prata, com suas águas absurdamente cristalinas; ou simplesmente se encantar com a beleza única da Gruta do Lago Azul.

9 - Foz do Iguaçu (PR)
Há uma intensa movimentação de viajantes no local por conta do feriado, mas a cidade passa longe da típica folia de Carnaval.
As Cataratas do Iguaçu são uma das mais belas paisagens do mundo e são visitadas por mais de um milhão de turistas todos os anos. São 275 saltos, por onde escoam em torno de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Independente do clima da época, essa maravilha da natureza desperta diversas sensações em quem a contempla.


Vale a pena conhecer também as outras atrações próximas, como a Usina Itaipu Binacional e o Parque das Aves. Bares e restaurantes no centro da cidade são uma boa pedida. Aproveite também para dar uma passadinha no Paraguai e na Argentina, que fica logo ali, na tríplice fronteira.


10 - Caldas Novas (GO)
O maior manancial hidrotermal do mundo praticamente não tem carnaval.
Caldas Novas é um dos destinos mais receptivos para viagens com crianças e terceira idade, devido a ótima infraestrutura e águas mornas. Um lugar ideal para passar um carnaval em família, mais tranquilo e sem folia.


Por ser mais procurado durante o outono e o inverno, no carnaval as reservas não estão tão em alta, ou seja, os valores de reservas de hospedagens, por exemplo, caem. A propósito, os hotéis da cidade são uma atração à parte, mas fora deles também há muito o que explorar.

Existem outros lugares excelentes para quem quer contato com a natureza e fugir dos agitos do carnaval e que já falamos aqui no site:






Entre inúmeros locais que já listamos aqui e que você pode conhecer pessoalmente para dar aquela escapadinha da cidade grande, não somente no carnaval, mas em qualquer época do ano.

Lembrando que se você mudar de ideia, aqui tem uma lista das melhores cidades para passar o carnaval. Clique e conheça!
Não se esqueça de curtir a nossa página clicando aqui e de compartilhar (usando os botões abaixo) esta lista com seus amigos!