O que fazer em São Paulo com chuva?

Da Redação
Por -


Nem sempre nossas viagens saem como planejado, às vezes esperamos aquele sol de rachar para aproveitarmos a cidade e tirar aquelas belas fotografias, mas bem no dia nos deparamos com frio e chuva e estraga tudo, não é?! 
Saiba que nem tudo está perdido... aliás, há males que vêm para bem: que tal saber onde ir em São Paulo, em lugares fechados, que reservam detalhes incríveis para fazer aquele passeio com o namorado(a), amigos ou mesmo sozinho e garantir aquelas lembranças bem legais?! Então esta lista é para você!

E como você é um turista que viaja muito, veja também dicas para aproveitar dias chuvosos em Curitiba e no Rio de Janeiro. Clicando nos nomes das cidades você verá roteiros incríveis para curtir sem se molhar!

Mercado Municipal de São Paulo
Mercado Municipal Paulistano, também conhecido simplesmente como Mercadão, está localizado entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado, antiga Várzea do Carmo. O edifício histórico abriga estandes de frutas raras, verduras, laticínios, hortaliças e área com lanchonetes.


Está localizado na  Rua Cantareira, 306 - Centro;
Funciona todos os dias das 6h às 18h.

Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.


Com cerca de 4 mil peças, o acervo da Pinacoteca do Estado reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Fica na Praça da Luz;
Funciona todos os dias, das 10h às 17:30 

Museu do Futebol
Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.


Distribuída em 15 salas temáticas, narra como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu aberto ao público, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural. 

Fica na Praça Charles Miler (sem número - Pacaembú);
Funciona de 3ª a domingo, das 9h às 17h.


Teatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais.  


Está localizado na Praça Ramos De Azevedo (sem número) - República;
Verificar a programação.


Farol Santander
O Farol Santander fica localizado  ao lado do Mosteiro de São Bento, e conta com um grande acervo fixo e com algumas obras em exibição por um tempo limitado.


Inspirado no Empire State, o prédio é um dos mais altos do país, cartão postal da cidade, com mirante no topo.

Funciona de 3ª a sábado das 9h às 20h; e aos domingos das 9h às 19h.
*Verificar as exposições exibidas.

O prédio mais alto da cidade e o segundo maior
Com 170 metros de altura, o Mirante do Vale é o edifício mais alto da capital do estado de São Paulo. Por estar em uma região baixa da cidade, muita gente pensa que o mais alto é o Edifício Itália, mas ele perde em cinco metros de altura para o Mirante do Vale. Porém, o mais alto, atualmente, não é aberto para visitação. Então você pode conhecer o Itália, que é um pouco mais baixo, mas está em um lugar mais alto, dando um certo "empate". O Terraço Itália tem uma vista panorâmica incrível, podendo ter visão, inclusive, do Mirante do Vale.


Mirante do Vale e Terraço Itália.
O Terraço Itália está localizado na Avenida Ipiranga, 344 e está aberto para os turistas todos os dias a partir das 15h;
O Edifício Mirante do Vale está na Av. Prestes Maia, 241 - Centro.

Patinação no gelo
Em São Paulo é muito fácil encontrar lugares para se treinar ou começar a patiação no gelo. Normalmente em shoppings são ótimas opções para quem busca algo diferente para se fazer em dias chuvosos na cidade, o que rende vários micos e belas fotos.

 
Cinesala
O Cinesala, cinema de rua que funciona desde 1962 nas ruas de Pinheiros. Fundado em 1959 como Cine Flametta, possuí 271 lugares e programas de inclusão social, em local simples, também conta com bar e petiscos para aproveitar o melhor da Sétima Arte.



Fica na Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros;
Verificar os horários das sessões e os filmes em cartaz.

Aquário de São Paulo
O maior aquário do país tem mais de 30 tanques, com 2 milhões de litros de água e cerca de 300 espécies de peixes, além da ala dos mamíferos e até urso polar. A réplica de um submarino da Segunda Guerra simula a sensação de se estar no fundo do mar.



Está localizado na Rua Huet Bacelar, 407 - Vila São José;
Funciona todos os dias das 9h às 17h.

CTN - Centro de Tradições Nordestinas
O Centro de Tradições Nordestinas - CTN foi fundado em maio de 1991 e tem uma área de 27 mil metros quadrados, estacionamento para 400 carros e fácil acesso pela Marginal Tietê. Conta com dez restaurantes e noves quiosques que servem a típica comida nordestina.


É um espaço que reúne apoio social, com serviços diversos para auxiliar o nordestino, apoio educacional, de saúde, religioso, entre outros. O resgate da cultura e a integração da comunidade são um dos pontos fortes do CTN: do artesanato à culinária; das artes plásticas à música; do folclore ao misticismo. A praça de alimentação abre todos os dias para o almoço.

Está localizado na Rua Jacofer, 615 - Limão, São Paulo;
Funciona todos os dias a partir do meio dia.

Veja também o roteiro para dias chuvosos no Rio e Curitiba.

Gostou das dicas? Fique ligado em nossa página para mais informações e curiosidades turísticas. Clique aqui para curtir.